Este ano

Portal da Transparência registra mais de 42 mil acessos em relação à folha de pagamento dos servidores

20/04/2022 | 20:00 | 1798

Atualmente, a página mais acessada no Portal da Transparência Pública da Prefeitura de João Pessoa é a de folha de pagamento, que já registrou 42.850 acessos este ano. A aba pessoal tem como objetivo tornar a ferramenta mais dinâmica, de acesso mais simples para a população e fomentar o controle social. As informações estão subdivididas em três menus: painel de servidores, folha de pagamento e detalhes dos cargos. Para ter acesso, clique no link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/servidores.

Para outras informações, o cidadão pode ainda acessar a página de ‘dados abertos’ e clicar na aba pessoal, que possui informações da folha pessoal desde 2017. Os dados abertos do Portal da Transparência estão organizados por categoria e detalhados em arquivos csv, que contêm as informações referentes à administração pública municipal, e arquivos PDF, relativos ao dicionário desses dados. Em determinados casos, há vários arquivos sobre o mesmo tema com uma coluna em comum, contendo uma chave primária, que serve de associação entre elas. Para conhecer um pouco mais, acesse https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dados-abertos/listagem/people/Pessoal

Conforme o secretário executivo da Transparência Pública e ouvidor-geral de João Pessoa, Rafael Costa, a ampliação de detalhamento da remuneração dos servidores tem por finalidade aprimorar a cultura de transparência pública. “Nosso objetivo é fomentar o controle social, através da ampliação da granularidade das informações de forma a viabilizar a construção de ambiente de gestão pública participativa e democrática e a melhor oferta de serviços públicos para o cidadão”, destacou.

De acordo com Thiago Batista, responsável pela tecnologia da informação do Portal da Transparência, a aba pessoal passa por constantes atualizações para torná-la mais transparente. “Foram desenvolvidas diversas ferramentas hábeis para permitir o acesso e o acompanhamento dinâmico pela população das informações relativas a remunerações, cargos e vínculos, com o objetivo de ampliar a transparência dos gastos com pessoal. Estamos realizando constantes atualizações em prol de deixar esses dados cada vez mais acessíveis e abertos para qualquer cidadão consultar”, explicou.

O menu ‘painel de servidores’ disponibiliza os números totais de vínculos e servidores da Prefeitura, além de gráficos, onde é possível verificar os dados por mês, por cargo e por secretaria. O menu ‘folha de pagamento’ disponibiliza as remunerações, mensalmente atualizadas, do quadro de servidores da Prefeitura e, devido ao aprimoramento do sistema de filtros, é possível realizar as buscas por ano e CPF e consultar todo o histórico de pagamentos dos servidores. Por fim, o menu ‘detalhe dos cargos’ disponibiliza dados detalhados dos cargos e vacâncias.