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Saúde

Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) caracteriza-se como um serviço complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica e nos serviços de urgência, substituindo ou complementando a internação hospitalar. Este serviço tem como objetivos: desospitalização; redução da demanda por atendimento hospitalar; redução da permanência de usuários internados; humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários. Compõem a equipe do SAD: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico e assistente social.

Serviço

O SAD realiza atendimento domiciliar nas áreas de: Clínica Médica, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Farmacologia e Serviço Social. Este serviço objetiva o atendimento a usuários com dificuldades de locomoção a serviços de saúde (acamados) e que possuam necessidades de cuidados mais complexos e com maior freqüência.

  • Clínica Médica

Atendimentos clínicos diversificados no domicílio (atuação na medicina preventiva, emissão de diagnósticos, realização de prescrições terapêuticas, solicitação de exames médicos, realização de encaminhamentos aos serviços especializados etc)

  • Enfermagem

Realização de curativos complexos, para tratamento de úlceras com diferentes estágios de complexidade, cuidados com pacientes com sondas e ostomias, entre outros.

  • Fisioterapia

Reabilitação ou redução de comorbidades das pessoas acamadas (déficit Motor, déficit pneumo-funcional, entre outros).

  • Fonoaudiologia

Tratamento da dificuldade e falta de coordenação na fala (disartria) e dificuldades de deglutição (engolir).

  • Nutrição

Recuperação do estado nutricional dos usuários, garantindo aporte nutricional adequado, além da administração de Dietas Especiais por via oral e/ou enteral.

  • Psicologia

Atenção de usuários com transtornos psíquicos atendidos pelos SAD, assim como facilitação e qualificação de cuidadores envolvidos no processo do cuidar.

  • Assistência Farmacêutica

Gestão de materiais médico-hospitalares, garantia da assistência a medicamentos na Rede de Saúde do município de João Pessoa e atenção farmacêutica no domicílio.

  • Serviço Social

Situações de Vulnerabilidade e Risco Social que comprometam ou inviabilizem o processo de reabilitação dos usuários atendidos pelo SAD, assegurando seus direitos.

Requisitos para atendimento

  • Se o usuário estiver hospitalizado ou na UPA, o Serviço Social da instituição irá entrar em contato com o SAD solicitando a ficha de avaliação para desospitalização. Em seguida, o SAD visitará o hospital (ou UPA) para avaliar as condições do paciente para que seja realizada a desospitalização.
  • Se o usuário é atendido por uma equipe de Saúde da Família, qualquer profissional da equipe poderá acionar o SAD (através da ficha de solicitação). Nos casos de área descoberta, o usuário poderá requerer da unidade que faz seu atendimento para que o SAD seja acionado.

Atendimento presencial

  • Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo, pessoa idosa (acima de 60 anos) e portadores de necessidades especiais (Lei nº 10.048/00 e Lei nº 10.741/03)
  • Atendimento por equipe especializada
  • Atendimento em local apropriado
  • Recebimento, ao final do atendimento, do número de protocolo para acompanhamento da demanda
  • Restrição de acesso a dados pessoais sensíveis

Endereço
Avenida Júlia Freire, S/N – Torre

Horário
Segunda a sexta-feira – 8h às 17h

Atendimento por telefone

  • Atendimento por equipe especializada
  • Registro da demanda
  • Restrição de acesso a dados pessoais sensíveis

Telefones
3214-7149

Horário
Segunda a sexta-feira – 8h às 17h

Atendimento por e-mail

  • Atendimento por equipe especializada
  • Restrição de acesso a dados pessoais sensíveis
  • Comunicação

E-mail
ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br

Horário
24h (ininterrupto)

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