O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) caracteriza-se como um serviço complementar aos cuidados realizados na Atenção Básica e nos serviços de urgência, substituindo ou complementando a internação hospitalar. Este serviço tem como objetivos: desospitalização; redução da demanda por atendimento hospitalar; redução da permanência de usuários internados; humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos usuários. Compõem a equipe do SAD: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, farmacêutico e assistente social.
O SAD realiza atendimento domiciliar nas áreas de: Clínica Médica, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Farmacologia e Serviço Social. Este serviço objetiva o atendimento a usuários com dificuldades de locomoção a serviços de saúde (acamados) e que possuam necessidades de cuidados mais complexos e com maior freqüência.
Atendimentos clínicos diversificados no domicílio (atuação na medicina preventiva, emissão de diagnósticos, realização de prescrições terapêuticas, solicitação de exames médicos, realização de encaminhamentos aos serviços especializados etc)
Realização de curativos complexos, para tratamento de úlceras com diferentes estágios de complexidade, cuidados com pacientes com sondas e ostomias, entre outros.
Reabilitação ou redução de comorbidades das pessoas acamadas (déficit Motor, déficit pneumo-funcional, entre outros).
Tratamento da dificuldade e falta de coordenação na fala (disartria) e dificuldades de deglutição (engolir).
Recuperação do estado nutricional dos usuários, garantindo aporte nutricional adequado, além da administração de Dietas Especiais por via oral e/ou enteral.
Atenção de usuários com transtornos psíquicos atendidos pelos SAD, assim como facilitação e qualificação de cuidadores envolvidos no processo do cuidar.
Gestão de materiais médico-hospitalares, garantia da assistência a medicamentos na Rede de Saúde do município de João Pessoa e atenção farmacêutica no domicílio.
Situações de Vulnerabilidade e Risco Social que comprometam ou inviabilizem o processo de reabilitação dos usuários atendidos pelo SAD, assegurando seus direitos.
Endereço
Avenida Júlia Freire, S/N – Torre
Horário
Segunda a sexta-feira – 8h às 17h
Telefones
3214-7149
Horário
Segunda a sexta-feira – 8h às 17h
E-mail
ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br
Horário
24h (ininterrupto)