description
Desenvolvimento Econômico

Projeto Corredor Turístico Duque de Caxias

O Projeto Corredor Turístico Duque de Caxias, lançado em janeiro de 2024, é uma iniciativa da SECITEC, sendo integrante do Programa Viva o Centro, criado em 2023 pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e coordenado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural do município (Copac), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba.

O Projeto busca estreitar os laços entre moradores e turistas com o Centro Histórico de João Pessoa. Parte essencial desse esforço é a promoção da música local como elemento central de uma abrangente reabilitação urbana, visando criar formas de interação social e formar um público engajado.

Tendo sido lançado em pleno verão de João Pessoa, contou com o movimento que esse período ocasiona na cidade, tanto por ser um mês característico de férias como pelo aumento de turistas na capital. Dessa forma, enquanto atividade voltada para enriquecer a vida cultural do centro histórico, optou-se pelo horário após o lazer de sol e mar, a partir das 17 horas, a fim de atrair tanto quem vive na cidade quanto quem a visita. Assim, estabelece-se a forma de atuação de cada um dos dois polos de apresentação musical: um instalado na Academia Paraibana de Letras (APL), com a Big Band Rubacão Jazz e seus subconjuntos (da 17 às 18h), e o outro, situado no Centro Cultural São Francisco (CCSF), que concentra as apresentações da Ave Maria (exatamente às 18h) cantada pela soprano Izadora França e, na sequência, de grupos de música de câmara.

No período de janeiro a março de 2024, mais de 2.300 pessoas estiveram presentes às apresentações.

• Atualizado em 10 de abril de 2024