Por que fazer coleta seletiva?
A coleta seletiva contribui para o reaproveitamento de resíduos recicláveis, com a destinação correta do material produzido no dia a dia. Aquilo que não é mais usado vai ser transformado ou reutilizado.
A Emlur e o Ministério Público da Paraíba estão unidos para, em parceria com os condomínios, fazer cumprir a Lei Estadual de número 10.041/2013, que determina a coleta seletiva de resíduos em todas as edificações residenciais com mais de três pavimentos.
Recicla JP
Você pode contribuir para com o Programa Municipal de Coleta Seletiva (Recicla JP) na sua residência ou local de trabalho.
A população pode solicitar a inclusão na coleta seletiva pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238, pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão ou plataforma Prefeitura Conectada, no site institucional.
Como separar resíduos
Separe os resíduos em dois recipientes: um para resíduos secos (metais, vidro, papel e plástico) e outro para resíduos orgânicos (casca de frutas, restos de alimentos e resíduos de poda de árvores).
Os rejeitos – como papel higiênico, guardanapo, papel toalha, absorvente e fralda descartável não são recicláveis. Devem ser descartados na coleta de resíduos domiciliares. Os contêineres deverão ser devidamente identificados conforme o tipo de resíduo acondicionado. Recomenda-se a cor verde para os recicláveis (resíduos secos) e a cor cinza para os resíduos orgânicos. Os rejeitos podem ser descartados em outro contentor.