description
Limpeza Urbana

Coletas

Coleta domiciliar

A coleta domiciliar da cidade de João Pessoa é realizada pela Emlur e pelas empresas terceirizadas contratadas por meio de concorrência pública para execução de serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: Inova Ambiental, Assessoria e Comércio LTDA, de CNPJ 07.125.452/0001-49; e Techsol Infraestrutura e Serviços LTDA, de CNPJ 35.035.266/0001-5.

Os caminhões compactadores coletam resíduos cobrindo o itinerário de todos os bairros da cidade e transportam os resíduos para o Aterro Sanitário Metropolitano. A coleta é feita nos turnos diurno e noturno, em dias alternados, na maioria dos bairros, e diário, nas áreas de maior produção de resíduos.

Nas áreas de difícil acesso, onde não há passagem para os caminhões compactadores, a coleta é feita por meio de triciclos de carga. Atualmente, 91 comunidades de João Pessoa são beneficiadas pelo serviço.

Coleta de resíduos diversificados

A Emlur coleta resíduos diversificados – a exemplo de materiais misturados com terra, restos de capim, resíduos da construção civil, móveis e resíduos domiciliares descartados irregularmente nas ruas, entre outros – mediante solicitação da população. O serviço é gratuito, mas limitado a uma capacidade de dois metros cúbicos. O serviço é realizado de segunda-feira a sábado.

Coleta de resíduos de poda de árvores

Os agentes da Emlur recolhem resíduos de poda de árvores a partir da solicitação da população, nos canais de comunicação da Emlur. A coleta é gratuita para a quantidade de até dois metros cúbicos. O interessado no serviço deve estar atento ao fato de que manter resíduos de poda de árvores ou materiais diversificados, na calçada ou na via pública, obstruindo o passeio público, pode ensejar aplicação de multa.

Para a coleta de resíduos de poda em espaços públicos, a população pode solicitar a avaliação de árvores urbanas à Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, pelo telefone 3213 7004. Após a vistoria técnica, um laudo é enviado para a Diretoria de Paisagismo (Dpai) da Sedurb, que executa o serviço de poda. O órgão também realiza este serviço de forma rotineira, com podas preventivas e corretivas nas principais ruas e avenidas da cidade, a fim de proporcionar mais segurança e bem-estar à população.

Coleta especial de grandes geradores

Serviço disponibilizado pela Emlur para grandes geradores, como estabelecimentos comerciais, industriais, prestadores de serviços públicos e institucionais que geram acima de 200 litros de resíduos por dia.

Para utilizar esse serviço, é necessário entrar em contato com a Emlur, através do Teleatendimento ou na Divisão de Comercialização (Dicom) pelo telefone 3213 4242. Mediante a assinatura do contrato, caberá à Autarquia o recolhimento, transporte e destinação final dos resíduos.

O contrato pode ser firmado com uma empresa particular, desde que seja cadastrada na Autarquia, para que seja feito o controle da destinação dos resíduos. A contratação de empresas clandestinas pode resultar em multa e pena por crime ambiental.

O estabelecimento deverá manter os sacos em local fechado ou contêineres até o momento da coleta – semelhante à coleta domiciliar regular. Depositar o lixo na calçada, fora do horário pré-estabelecido, pode resultar em multa.

Coleta nas praias

  • Diário , ambos os turnos.
  • Horários: 08h / 14h / 20h e 02h.

A Emlur coleta resíduos sólidos nas praias, diariamente, podendo chegar ao número de quatro operações, durante o verão, época de maior geração de resíduos. Os agentes de limpeza urbana realizam a catação de resíduos na faixa de areia das praias, todos os dias, nos três turnos, bem como a varrição na calçadinha e ciclofaixa.

A Emlur está instalando plataformas de contentores subterrâneos de resíduos, na orla da Capital. Os equipamentos proporcionam a separação de resíduos entre secos e úmidos, o que estimula a coleta seletiva, e garantem mais agilidade no recolhimento dos materiais.

À primeira vista, os equipamentos são três contentores comuns, sendo um para materiais recicláveis e outros dois para os resíduos úmidos. No descarte, os materiais são armazenados em três contentores subterrâneos, a um nível de 2,20 metros abaixo do asfalto. Cada contentor tem uma capacidade de armazenamento de 1,6 metro cúbico.

O funcionamento é muito simples. O caminhão compactador aciona um dispositivo hidráulico que eleva a plataforma metálica para que os agentes retirem os contentores e recolham os resíduos. A sistemática evita a questão do mau cheiro e a inadequada manipulação dos materiais pela população. Frequentemente, as equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização da Emlur realizam ações de conscientização de limpeza pública dirigidas aos banhistas e comerciantes do entorno.

Pular para o conteúdo