local_hospital

Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Equilíbrio do Ser

Apresentação

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde “Equilíbrio do Ser” é um serviço da Rede de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa – PB. A prefeitura da capital mantém o CPICS que oferta diversas modalidades de práticas terapêuticas.

As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a promoção e a recuperação da saúde de forma natural, bem como a prevenção do adoecimento, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico, do autocuidado e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

As PICS foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) de 2006. Fundado em 2012, o Equilíbrio do Ser é considerado o maior equipamento público dessa natureza no país e também uma referência nacional no que diz respeito à oferta especializada de PICS, ajudando a consolidar a política de saúde no âmbito do SUS.

Serviços

O usuário poderá participar de práticas individuais e/ou coletivas. Para tanto, passará pelo atendimento da “Escuta Acolhedora” na qual o terapeuta irá encaminhá-lo para a(s) prática(s) que melhor atenda(m) sua necessidade em saúde, dentre elas:

Práticas Individuais:

Auriculoterapia
Cromoterapia
Aromaterapia
Fitoterapia
Medicina Tradicional Chinesa
Massoterapia
Osteopatia
Reflexologia
Reiki Shiatsu
Terapia Floral
Ventosaterapia

Práticas Coletivas e Grupos Terapêuticos:

Arte e Vida (Arteterapia)
Constelação Familiar
Terapia Comunitária Integrativa
Meditação
Yoga
Tai Chi Chuan
Dança do Ser
Gestão Emocional
Nutrição Integrativa
Cuidando do Cuidador
Resgate da Autoestima
Movimento Terapêutico
Medicina Tradicional Chinesa
Oficina Terapêutica de Fitoterapia
Shiva – Círculo Terapêutico para Homens
Shakti – Círculo Terapêutico para Mulheres

Requisitos para atendimento

• Apresentação de documentos: RG, CPF, Cartão SUS de João Pessoa, Comprovante de Residência
  • Demanda espontânea e/ou encaminhado pela USF

Atendimento presencial

• Atendimento preferencial para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo, pessoas idosas (Lei nº 10.048/00 e Lei nº 10.741/03) e pessoas com Fibromialgia;
  • Atendimento por equipe especializada
  • Atendimento em local apropriado

Rua João Batista Maia, S/N, Bancários

Segunda a sexta-feira – 8h às 12h | 13h às 17h

Observação: o primeiro atendimento (Escuta Acolhedora) não necessita de agendamento e se dá por ordem de chegada respeitando os preferenciais. Recomenda-se, portanto, que para este atendimento os usuários compareçam na primeira hora dos turnos da manhã e da tarde.

(83) 98202-1572 | (83) 3214-3502 (whatsapp – apenas mensagens de texto)

equilibriodoserpmjp@gmail.com

Diretor Geral