Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços que atendem a pessoas com grave sofrimento psíquico ou o uso abusivo de álcool e outras drogas, buscando tratar as crises para que essas pessoas possam recuperar sua autonomia e voltarem às suas atividades cotidianas. Nos CAPS, os usuários não ficam internados e voltam para casa todos os dias. Para ter acesso ao atendimento nos CAPS, a família ou o próprio paciente pode procurar diretamente os serviços ou ser encaminhado por alguma Unidade de Saúde da Família (USF). Nos Centros, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais que propiciam a integração em um ambiente social e cultural junto às famílias.
Serviço
- Atendimentos individuais (psicológico, serviço social, médico clínico, psiquiátrico)
- Atendimentos coletivos (equipe multiprofissional)
- Oficinas terapêuticas com oficineiros de arte
Atividades
- Grupo de Redução de Danos
- Grupo de Reflexão e Debate
- O Avesso do Papel
- Grupo de Educação e Saúde
- Grupo de Alcoolismo
- Oficina – Batucaps
- Práticas Corporais e a Consciência de Si
- Oficina de Música
- Grupo de Ajuda Mútua
- Oficina de Papetagem
- Grupo de Direitos e Deveres
- Oficina de “reabilitação”- Dialogando com a recuperação
- Grupo Terapêutico Fala Ser
- Grupo sobre Uso Racional de Medicamentos
Requisitos para atendimento
- Apresentação de documentos: RG, CPF, Cartão SUS, Comprovante de Residência
- Área descoberta ou áreas cobertas encaminhadas pela USF
Atendimento presencial
- Atendimento preferencial para gestantes, lactantes ou pessoas com crianças de colo, pessoa idosa (acima de 60 anos) e portadores de necessidades especiais (Lei nº 10.048/00 e Lei nº 10.741/03)
- Atendimento por equipe especializada
- Atendimento em local apropriado
- Recebimento, ao final do atendimento, do número de protocolo para acompanhamento da demanda
- Restrição de acesso a dados pessoais sensíveis
Endereço
Rua Professor Álvaro Carvalho – Tambauzinho
Horário
Segunda a sexta-feira – 7h às 11h | 13h às 17h
Atendimento por telefone
- Atendimento por equipe especializada
- Registro da demanda
- Restrição de acesso a dados pessoais sensíveis
Telefone
(83) 3213-7616
Horário
Segunda a sexta-feira – 7h às 11h | 13h às 17h
Atendimento por e-mail
- Atendimento por equipe especializada
- Restrição de acesso a dados pessoais sensíveis
- Comunicação
E-mail
ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br
Horário
24h (ininterrupto)