people
Assistência Social

Assistência Social

A Diretoria de Assistência Social é responsável pela gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) prevista na Política Nacional de Assistência Social/PNAS, organizando a oferta da assistência social em todo o município de João Pessoa, promovendo a garantia dos direitos e a Proteção Social das famílias, crianças, adolescentes, jovens, pessoas com deficiência, idosos vulnerabilizados e todos que dela necessitarem.

A Diretoria articula esforços e recursos para a execução da assistência social com ações de caráter preventivo, protetivo, interventivo e de inclusão social, para fins de garantir a proteção integral às pessoas e seus familiares em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social através de ações socioeducativas, de programas de transferência de renda, de acolhimento e convivência em centros de referência e orientações/encaminhamentos para a rede sócio-assistencial nas três esferas governamentais. Oferece ainda, apoio às entidades prestadoras de serviços através de capacitações, monitoramentos e orientações.

Os serviços preconizados pela PNAS, e coordenados por esta Diretoria, destinam-se à população que está em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, situação de calamidade, dentre outros, e/ou fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, incluindo discriminações de gênero, étnicas, por idade, por deficiências.

A Diretoria da Assistência Social, acompanha, monitora e assessora os Serviços das Proteções, informando e orientando às coordenações e unidades no cumprimento do que lhes tipifica conforme estabelecidos pelo MDS por Resoluções e Portarias. Esta Diretoria funciona ainda enquanto setor responsável – Plano Brasil sem Miséria, onde suas ações traduzem o aprimoramento da gestão e implementação de políticas e programas direcionados as famílias em situação de vulnerabilidade social. Outra ação da Diretoria, refere à gestão do trabalho e as capacitações para os trabalhadores do SUAS no município de João Pessoa, sob o prisma da consolidação das ações de proteção em direitos humanos.

Desde janeiro de 2005 a Sedes vem se reestruturando para adequação à nova política com a implementação do Sistema Único da Assistência Social/Suas, que define o novo modelo de organização interna das secretarias da área social em todo país. O SUAS está amparado pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS de nº 8.742/dez 93, que dispõe sobre a organização da política da assistência e orienta as ações em dois níveis: a Proteção Básica e a Proteção Especial de Média e Alta Complexidade.

Os Programas e Projetos da assistência social no Sistema Único de Assistência Social/SUAS são organizados de forma hierarquizada em dois tipos de proteção: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, de Média e de Alta Complexidade.

Cada Proteção Social apresenta especificidades que caracteriza os serviços ofertados por estas; os serviços funcionam de forma integrada para implementar ações preventivas, interventivas e de retaguarda. De modo geral, o foco principal do trabalho é o núcleo familiar que se torna beneficiário e deve ter acesso à rede socioassistencial de atendimento e às demais políticas públicas.

Proteção Social Básica
Proteção Social Especial de Média Complexidade
Proteção Social Especial de Alta Complexidade

Proteção Social Básica

Diretoria de Assistência Social

1. Cadastro Único
2. Programa Bolsa Família-PBF
3. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC
5. Centro de Referência da Assistência Social/CRAS
6. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
6.1 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (06 a 15 anos)
6.2 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (15 a 17 anos)
6.3 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Pessoa Idosa)
6.3.1 Carteira da Pessoa Idosa

Proteção Social Básica/PSB tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A Proteção Social Básica destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

A PSB tem como porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social/SUAS os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. Prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de indivíduos e seus familiares, conforme a identificação da situação de vulnerabilidade identificada.

Coordenadora

Bethânia Maria Patrício de Araújo
Parque Solon de Lucena, 216. Centro – João Pessoa
Telefone: (83) 3214 1225
E-mail: sedes.psb@joaopessoa.pb.gov.br

Proteção Social Especial de Média Complexidade

1. Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS
2. Centro-Pop de Referência para População em Situação de Rua
3. Serviço Especializado em Abordagem Social – Ruartes
4. Centro-Dia de Referência para Pessoa com Deficiência
5. Centro de Referência Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência

Proteção Social Especial (PSE) de Média Complexidade oferta atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade, com direitos violados, geralmente inseridos no núcleo familiar. A convivência familiar está mantida, embora os vínculos possam estar fragilizados ou até mesmo ameaçados. Estes serviços demandam maior especialização no acompanhamento familiar e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Requerem, ainda, intensa articulação em rede para assegurar efetividade no atendimento às demandas da família e sua inserção em uma rede de proteção necessária para a potencializarão das possibilidades de superação da situação vivida.

Nessa direção, exigem uma gestão mais complexa e articulada com a rede de assistência social, das outras políticas públicas, com o Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos Tutelares e outros órgãos de defesa de direitos e do Sistema de Garantia de Direitos.

Há cinco serviços de média complexidade, divididos por público. Um deles é direcionado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e desenvolve atividades que possibilitem uma nova perspectiva de vida futura. Já no caso de indivíduos que enfrentaram afastamento do convívio familiar devido à aplicação de alguma medida judicial, é oferecido o serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Tefé).

Pessoas com deficiência, idosas e suas famílias também encontram acompanhamento específico. Nessa situação, os indivíduos são acompanhados para prevenir o preconceito e a exclusão. Para pessoas em situação de rua, as atividades desenvolvem as relações sociais para a construção de novos projetos de vida.

Os profissionais do Creas ainda trabalham com um quinto e último serviço, o de abordagem social. Nesse caso, o objetivo é fornecer amparo e acompanhamento assistencial a pessoas que utilizam as ruas como forma de moradia e/ou sobrevivência ou que são vítimas de exploração sexual ou trabalho infantil. Enquanto alguns serviços devem ser ofertados obrigatoriamente no Creas, outros podem ser apenas a ele referenciados.

Como nos Localizar

Parque Solon de Lucena, 216. Centro – João Pessoa
Telefone: (83) 3214-1924
E-mail: mcsedesjp@hotmail.com

Proteção Social Especial de Alta Complexidade

1. Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes
2. Serviço de Acolhimento para Adultos
3. Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
4. Serviço de Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência
5. Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira

São considerados serviços de Proteção Social Especial (PSE) de Alta Complexidade, de acordo com a Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, que dispõe sobre a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aqueles que oferecem atendimento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.

Esses serviços visam a garantir proteção integral a indivíduos ou famílias em situação de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, por meio de serviços que garantam o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. Os serviços também devem assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e/ou comunitários e o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

Compõem a PSE de Alta Complexidade, do Município de João Pessoa, o Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoa Adulta, Casa de Passagem; Serviço de Acolhimento Institucional para Adolescentes/Feminina; Serviço de Acolhimento Institucional para Adolescente/Masculina; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para Adultos e Jovens com Deficiência.

Unidades Públicas:

1- Abrigo Jesus de Nazaré
2- Abrigo Manaíra
3- Abrigo Morada do Betinho
4- Casa de Acolhida Masculina
5- Casa de Acolhida Feminina
6- Casa de Acolhida Adulta
7- Casa de Passagem
8- Residência Inclusiva para Pessoa com Deficiência
9- Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva

Pular para o conteúdo