Saúde

UPA Bancários completa dois anos de funcionamento com mais de 240 mil pacientes atendidos

27/08/2020 | 19:44 | 4842

A Unidade de Pronto Atendimento Especialidades Dr. Luiz Lindbergh Farias (UPA-E Bancários) completou dois anos de funcionamento nesta quinta-feira (27). Nesse período, foram mais de 240 mil pacientes atendidos na unidade de saúde, o que corresponde a uma média de 10 mil atendimentos mensais. Com a inauguração da unidade, somada às outras três UPAs, João Pessoa se tornou a primeira Capital do Nordeste com cobertura 100% deste tipo de serviço.

Desde o dia 18 de maio deste ano, a UPA Bancários foi convertida para atendimento exclusivo de pacientes da Covid-19. A unidade possui três leitos de UTI, para estabilização de pacientes graves, e seis leitos para casos moderados. As outras três UPA’s (Cruz das Armas, Valentina Figueiredo e Oceania, em Manaíra) também passaram a atender somente casos suspeitos de coronavírus. Em breve, com a diminuição no número de casos confirmados da doença, elas devem voltar a atender casos de urgência e emergência.

“Por causa do aumento no número de pacientes infectados pela Covid-19, todas as UPA’s da Capital estão recebendo esses usuários. Mas nossa rotina continua a mesma, atendendo 24 horas por dia, principalmente os moradores dos Bancários, Mangabeira, Castelo Branco, José Américo e toda a região sul”, afirmou a diretora da UPA Bancários, Helena Aguiar.

Estrutura –Situada na Avenida Bancário Sérgio Guerra, a UPA Bancários é composta por 14 leitos, sendo três de sala vermelha (casos graves), seis de sala amarela (casos intermediários), três de pediatria e dois de isolamento, além de laboratório de análises clínicas, farmácia, salas de raio-X, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O serviço funciona 24 horas por dia, com o diferencial em relação às demais unidades de pronto atendimento, de oferecer a especialidade de ortopedia, atendendo casos de torções, luxações e fraturas que não necessitam de cirurgias.

Quanto ao corpo de funcionários, a UPA conta com aproximadamente 350 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de laboratório e radiologia, bioquímicos, assistentes sociais, maqueiros e pessoal da área administrativa, entre outros.

Pular para o conteúdo