Saúde do trabalhador

Serviço de fisioterapia do ICV contribui na qualidade de vida dos profissionais

27/02/2022 | 11:00 | 1174

Um olhar humanizado para os trabalhadores. O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, vem oferecendo, há cerca de quatro meses, os serviços de ventosaterapia e ginástica laboral para os profissionais da unidade. O objetivo da atividade é melhorar a qualidade de vida dos funcionários, que atuam com muita dedicação e empenho na instituição.

Segundo Huan Carlos, fisioterapeuta da saúde do trabalhador do ICV, o tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés e dor nas articulações. “É muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante”, disse.

Os principais benefícios da terapia para os pacientes são: aumento da circulação sanguínea local; eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho; fortalecimento dos vasos sanguíneos; aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações, além de relaxar e acalmar o corpo e a mente.

Para Elza Matias, que trabalha na higienização da maternidade, a terapia oferecida gratuitamente mostra o cuidado que a direção tem com a saúde dos funcionários. “Aqui mesmo, no nosso ambiente de trabalho, conseguimos receber um atendimento para minimizar as dores do dia a dia, nos fazendo trabalhar com mais prazer”, contou.

Ginástica laboral – A ginástica laboral é outro serviço oferecido para os profissionais do ICV, tratando doenças originadas pelo esforço repetitivo ou má postura, o que resulta em baixa produtividade e trabalhadores insatisfeitos.

A atividade apresenta baixa intensidade, sendo indicada para melhorar o sistema cardíaco, respiratório e esquelético; reduzir a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia; combater doenças ocupacionais, entre outras situações.

“Os instrutores buscam adaptar os exercícios a cada tipo de público e ambiente, atentando-se às atividades que o colaborador desenvolve e como os exercícios podem ajudar. Os exercícios são simples, baseados em alongamentos e feitos de maneira rápida para não se tornarem maçantes”, explicou o fisioterapeuta.

Ventosaterapia – É um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.

Ginástica laboral – Como o próprio nome já diz, é a ginástica realizada no ambiente laboral, ou seja, no próprio posto de trabalho ou em algum espaço físico da empresa. A ginástica laboral é uma série de exercícios de curta duração, entre 10 e 15 minutos, que envolve técnicas de alongamento da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração. Durante os exercícios é trabalhado percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular.