Manhã chuvosa

Semam registrou uma queda de árvore e dois galhos nesta quinta

18/03/2021 | 11:53 | 794

Na manhã desta quinta-feira (18), os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente ( Semam) da Prefeitura de João Pessoa registraram a queda de uma árvore no bairro de Água Fria e a queda de dois galhos, de outras duas árvores, no Parque Arruda Câmara, a Bica, no Róger.

Segundo Anderson Fontes, engenheiro agrônomo e diretor de Controle Ambiental da Semam,  o trabalho desenvolvido durante a Poda Programada evitou um número maior de quedas de árvores. “Quando fazemos a poda dos galhos das árvores da cidade, as plantas são revitalizadas, ficam fortalecidas e os galhos secos, que contribuem com as quedas, são retirados. Durante a poda também é feita a vistoria fitossanitária dos indivíduos arbóreos, quando é checada se há presença de fungos ou cupins nos troncos e raízes. Nesses casos é feito o tratamento para revitalizar as plantas. Sem dúvida esse trabalho contribui para revitalizar as nossas áreas verdes e impede acidentes nos períodos de chuva”, concluiu.

A Poda Programada segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) , respeitando a conformação da copa das árvores, retirando galhos secos, estimulando o crescimento e fortalecendo as plantas. É uma poda que não prejudica a arquitetura da copa da planta, retirando galhos que possam atingir veículos maiores, como ônibus e caminhões.

No momento em que os galhos são recolhidos, imediatamente são colocados num caminhão triturador.  Os galhos são transformados em adubo natural, utilizado no plantio urbano, num processo que não gera resíduos.

A população pode ligar para o telefone 3264-1680, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira e solicitar a poda de árvores localizadas em áreas públicas, como canteiros de ruas e avenidas e praças. Nesse período de chuva também está disponível o Disque Denúncia da Semam, no telefone 3218-9208, de domingo a domingo no horário das 8h às 00h.