João Pessoa Sustentável

Projeto de requalificação do antigo lixão do Roger é apresentado às Secretarias parceiras

27/09/2022 | 15:30 | 1278

A proposta de transformar o antigo Lixão do Roger em um Parque Socioambiental é uma das prioridades da Prefeitura de João Pessoa, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, que pretende fazer do local um espaço voltado para lazer e educação ambiental. Por esse motivo, a Unidade Executiva do Programa (UEP), se reuniu, nesta terça-feira (27), com várias Secretarias para apresentação do projeto base de requalificação do Parque desenvolvido pelo consórcio Terra/Promon.

Para Thaís Gidi, coordenadora de Aspectos Ambientais do João Pessoa Sustentável, “esses momentos são importantes para que os secretários possam se manifestar enquanto representantes da participação pública e enquanto gestores da setorização do que tá sendo proposta dentro da integração do Projeto do Parque”, finalizou.

O antigo Lixão conta com uma área de 31 hectares, dos quais 21 hectares serão integrados ao Parque Socioambiental. Isso porque a equipe levou em consideração as áreas que precisam ser preservadas. “Esse Parque será responsável por uma grande mudança porque vai dar uma cara nova à cidade. A proposta é fazer um espaço de lazer para toda população”, pontuou Antônio Elizeu, coordenador do Programa.

Durante quase 45 anos, a área recebeu cerca de 1 tonelada de lixo por dia, sendo cenário para catadores e caminhões carregados de resíduos. As ações de recuperação do antigo Lixão trazem uma perspectiva de resolução de um grande passivo ambiental e novo uso para a área com grandes benefícios para o meio ambiente e sociedade como um todo. A ideia é que o espaço receba ciclovias, trilhas ecológicas, campo de futebol, minicampo de vôlei de areia. Tudo está em discussão com a equipe da Prefeitura e será levado para discussão também com a população de João Pessoa.

Parceiros – A reunião contou com a participação das Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Juventude Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Planejamento (Seplan) e Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM).

Programa João Pessoa Sustentável – O objetivo é promover o desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.