Prevenção ao suicídio

Prefeitura desenvolve ações focadas na saúde mental durante o “Setembro Amarelo”

31/08/2023 | 14:00 | 870

Em todo o mundo, a saúde mental ganha destaque durante o mês de setembro. Na Capital pessoense não seria diferente, desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa, mais um ano, da campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção ao suicídio e o cuidado com a saúde mental. Este ano, o tema será “se precisar, peça ajuda!”.

A programação do ‘Setembro Amarelo’, da Rede Municipal de Saúde, conta com rodas de diálogo abordando temas da saúde mental e prevenção ao suicídio, aulão de zumba, momento de relaxamento, atividades culturais e artísticas, práticas integrativas e complementares, piquenique, oficinas de expressão criativa, roda de samba e muito mais.

As ações acontecerão nos serviços que compõem a rede de saúde mental da Capital e são voltadas aos usuários e seus familiares, além dos trabalhadores dos serviços. Durante todo o mês, o tema será amplamente debatido com ações em salas de espera das Unidades de Saúde da Família (USF) e outros serviços da SMS.

“O Setembro Amarelo é uma campanha importantíssima e que traz visibilidade para o cuidado com a saúde mental e a luta que tantas pessoas enfrentam. Esse ano a campanha reforça a importância de pedir ajuda e, principalmente, encontrar ajuda. Aqui na Capital temos uma rede estruturada para prestar a assistência durante todo o ano, uma vez que o cuidado com a saúde mental precisa acontecer durante todo o ano e não apenas no mês de setembro”, destaca o coordenador de saúde mental da SMS, Jean Paulo Dantas.

Assistência – Dentro da política de promoção à saúde mental, a Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento em diversos serviços da rede municipal. Neste sentido, a assistência psicossocial acontece desde as Unidades de Saúde da Família (USF), passando pelo atendimento especializado nas policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), terapias alternativas nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS), atenção hospitalar e serviços de urgência e emergência como o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), além do Centro de Referência do Cuidado à Vida, especializado para o atendimento de usuários com depressão.

Setembro Amarelo – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo e, neste ano, tem o tema “Setembro Amarelo® 2023: se precisar, peça ajuda!”.

Confira a programação do ‘Setembro Amarelo’ da Rede Municipal de Saúde:

CAPS AD III David Capistrano

05/09 – Café da Manhã e roda de diálogo sobre estratégias de cuidado

13/09 – Café da Manhã; fragmentos performer; aula de zumba

22/09 – Café da Manhã e avaliação sobre risco de suicídio e sua prevenção

27/09 – Café da Manhã com dinâmica dos sentimentos e palestra sobre saúde mental

CAPS I Cirandar

14/09 – Momento de Relaxamento para a equipe multiprofissional

20/09 – Roda de dialogo com os familiares e responsáveis

28/09 – Piquenique no Parque da Bica com as crianças e adolescentes dos serviços e seus familiares

CAPS III Gutemberg Botelho

01/09 – Abertura do setembro amarelo junto com a Emlur

05/09- Oficina Empoderando Mulheres com o tema ‘se precisar peça ajuda’

11/09 – Grupo operativo ‘Chá com Prosa’ com tema setembro amarelo

12/09 – Grupo ‘Tirante do Juízo’ – despertando a alegria

19/09 – Roda de samba na praça

22/09 – Grupo ‘Bem Me Quero’ com pinturas em espaço físico sobre o setembro amarelo

27/09 Grupo ‘Ressignificar’ com oficina de danças

CAPS III Caminhar

25/09 – Oficina de Expressão criativa em alusão a promoção a vida.

26/09 – Oficina “Cuidado em saúde Mental e combate às desigualdades sociais”

27/09 – Roda de Conversa sobre promoção e prevenção a saúde menta

28/09 – Oficina sobre Promoção a vida.

29/09 – Manha: Atividades culturais; Tarde: Oficina “Cuidado em saúde Mental e combate às desigualdades sociais”

Centro de Referência ao cuidado à Vida

11/09 – Manhã: Momento de Alongamento o profissional de Educação Física; Tarde: Práticas Integrativas e Complementares