Limpeza Urbana

João Pessoa dispõe de 230 postos com sacos plásticos em espaços públicos para recolhimento de fezes de pets

01/10/2020 | 11:21 | 1321

Quem não adora passear com seu animal de estimação em praças, calçadas, canteiros, parques ou no calçadão da Orla da Capital? Melhor ainda é que esses locais estejam livres da sujeira de fezes pelo caminho. Pensando nisso, a Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) mantém uma parceria público/privado com a Empresa Pooblicão Brasil Comunicação Ltda, que disponibiliza sacos plásticos para que a população colabore com a limpeza urbana, recolhendo as fezes do seu animal durante o passeio diário.

São 230 postos com saquinhos, espalhados em locais estratégicos da cidade. O critério para instalação de um novo ponto é a incidência de pessoas que não recolhem os dejetos de seu pet. Para solicitar basta entrar em contato pelo número 3031-7070. O totem contém informações sobre como utilizar e solicitar a recarga de saquinhos.

“Essa parceria é importante para chamar atenção da população para a responsabilidade compartilhada em manter os espaços públicos limpos”, disse Giovana Formiga, coordenadora de Educação Ambiental da Emlur. “Em locais que ainda não contém os totens com saquinhos, a população pode levar uma sacola plástica e manter os locais livre das fezes dos bichinhos”, reforça.

Além de sujar a cidade, os dejetos ainda podem causar prejuízos à saúde da população. Em contato com as fezes, o homem corre o risco de ser contaminado por uma verminose que causa infecções intestinais, diarréia, vômito e até cegueira.

Parceria – Os saquinhos são disponibilizados a população em totens instalados no solo. Cada um deles funciona como espaços publicitários. A Prefeitura concede a permissão de uso do solo e em contrapartida, a empresa Pooblicão reserva um percentual dos espaços de uso publicitário nos equipamentos para divulgação de ações socioeducativas da Emlur, além do compromisso de manter os equipamentos abastecidos com os sacos plásticos, auxiliando a manter a cidade limpa.