Neste sábado

Distritos Sanitários de João Pessoa retomam Ação de Saúde e Cidadania e potencializam a assistência da rede especializada com consultas e exames

28/08/2020 | 19:29 | 17199

Com avanço no quadro de estabilização dos casos de pandemia do novo coronavírus, Unidades de Saúde da Família estabelecem cronograma de realização de atendimentos médicos suspensos durante período de isolamento social

D R T .R J .15855. Ivomar Gomes Pereira.

Com o avanço do Plano Estratégico de Flexibilização das atividades e do quadro de estabilização dos casos de Covid-19, os cinco Distritos Sanitários de João Pessoa retomam, neste sábado (29), a Ação de Saúde e Cidadania nos bairros da Capital, com o objetivo de aumentar a resolutividade da Atenção Primária, com ações acontecendo nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Atendendo os casos de diversas especialidades médicas que necessitam da regulação, a gestão municipal acelera na prestação dos serviços especializados que não puderam ser realizados durante o período mais crítico de isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

A Ação de Saúde vai retomar os atendimentos represados de psiquiatria, geriatria, dermatologia, ginecologia, reumatologia, urologia, pediatria, neurologia, endocrinologia, entre outras especialidades, e exames como ultrassonografia e eletrocardiograma. Além de assistência complementar, como aferição de temperatura, oximetria de pulso e  pressão arterial, teste rápido para hepatites virais, HIV e sífilis, coleta de citopatológico de colo de útero, vacinação, além atendimento médico, clínico geral, para demanda espontânea àqueles usuários que não conseguem ter acesso durante a semana.

Os atendimentos acontecem a partir deste sábado nos cinco distritos sanitários da Capital, das 8h às 12h, com agendamento prévio dos usuários, que estavam inseridos no Sistema de Regulação. Os locais das primeiras ações serão as Unidades de Saúde da Família (USF) Integrada Cruz das Armas II, Integrada Colinas do Sul II, Integrada Mangabeira, Integrada Alto do Céu e Integrada Bancários.