Busca ativa

Creis no Distrito Sanitário I recebem equipes da Saúde para atualização das cadernetas de vacinação

19/09/2022 | 15:00 | 693

“Quanto alegria estamos em receber as equipes da Secretaria de Saúde para promover ações de cuidado para nossas crianças”. Foi dessa forma que os profissionais de saúde foram recebidos no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maria das Graças da Silva Queiros, localizado no Cidade Verde III, pela diretora Letícia Paixão. “A ação preventiva de vacinação é importante, porque percebemos resistência de algumas pessoas, principalmente motivadas pelas fake News. Mais do que uma ação de prevenção, temos também o importante papel educativo”, completou a diretora.

Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de João Pessoa deu início uma ação de busca ativa nos Creis da rede municipal para avaliação da caderneta de vacinação contra a Poliomielite. A iniciativa está sendo realizada pela Secretaria de Saúde (SMS), em parceira com a Secretaria de Educação e Cultural (Sedec), com o objetivo de identificar as situações de vulnerabilidades e risco social para doenças que podem ser prevenidas.

O monitoramento dos cartões e atualização para vacina que previne contra Poliomielite segue nos Creis até a próxima sexta-feira (23) e está sendo dívida por distritos sanitários. Nesta terça-feira (20), as equipes irão visitar os Creis localizados no Distrito Sanitário II. Acompanhe no link qual Crei corresponde a cada distrito.

Ao todo, inicialmente, serão avaliados os cartões de vacina de 13.245 crianças, a partir de um ano, matriculadas nos 92 Centro de Referência em Educação Infantil.

Osmário Júnior, técnico de enfermagem da rede de frio da SMS, faz um alerta aos pais e responsáveis. “Temos um trabalho de prevenir, orientar e conscientizar, principalmente. Hoje, nesse primeiro dia de busca ativa, observamos muitas crianças com o cartão de vacina desatualizado, o que nos preocupa como profissionais de saúde e como cidadãos. Os pais devem estar atentos e compreender que a vacina é uma forma eficiente de prevenir doenças imunopreveníveis, a exemplo de sarampo, catapora, tuberculose, paralisia infantil, entre outras. Portanto, olhem sempre o cartão de vacina e procurem manter atualizados”, explicou o técnico. “Na dúvida, busque uma USF mais próxima e converse com um profissional que pode orientar sobre as ações preventivas dos serviços de saúde”, completou.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação segue o seguinte esquema: A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rede pública, as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.

Na rede SUS – A rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e do Programa Nacional de Imunização (PNI). Especificamente para crianças, as vacinas são: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e varicela.

Programação da ação de monitoramento nos Creis:

Terça-feira (20) – Distrito Sanitário II;

Quarta –feira (21) – Distrito Sanitário III;

Quinta-feira (22) – Distrito Sanitário IV;

Sexta-feira (23) – Distrito Sanitário V.

Pular para o conteúdo