Projeto ‘Chega Junto’

Semusb e Conselho Municipal sobre Drogas planejam ações para melhor acolher pessoas em situação de rua

21/12/2022 | 19:00 | 872

Planejar estratégias para identificar pessoas em situação de rua e fazer o acolhimento desse público. Esse foi o principal assunto discutido na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), que contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb). O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (21) na casa do projeto ‘Chega Junto’, iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, que oferta moradia assistida para pessoas em situação de rua e com conflitos com álcool e outras drogas.

Na ocasião, a equipe avaliou as ações realizadas no projeto durante o ano de 2022 e, em conjunto, fiz esse planejamento de estratégias para identificar pessoas que se encaixem no perfil de atendimento. “Existe essa necessidade de cuidar de quem precisa ser cuidado, esse é um olhar do prefeito Cícero Lucena e estamos pensando de forma estratégica e humana em como cuidar dessas pessoas em situação de rua, em como acolher e proporcionar um futuro melhor para cada uma delas. Sabemos da problemática que envolve essa questão e do trabalho que exige dedicação e amor de cada colaborador envolvido em todo o processo”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania.

Durante a visita, a equipe do Conselho inspecionou as instalações da casa onde funciona o projeto e conheceu de perto como funciona o ‘Chega Junto’. “Nós do Conselho temos a obrigação de realizar visitas, reuniões e fiscalizações nestas instituições e, sobretudo, colaborar através de parcerias. Este momento foi muito produtivo, pois deve proporcionar um avanço na área de políticas públicas sobre drogas. Gostamos do que vimos e do empenho da Prefeitura de João Pessoa, que firmou um compromisso que visa proporcionar redução de danos na área de dependência química com uma visão muito mais social do que repressora. Saímos muito felizes com o que vimos no projeto Chega Junto”, ressaltou Inise Machado, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre drogas.

Além dos representantes da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e do Comad, estiveram presentes Polícia Militar, servidores da Secretaria de Municipal da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e representantes dos projetos Fazenda da Esperança e Amor Exigente.

Pular para o conteúdo