Eu Posso Semear

Prefeitura promove comemoração da colheita de milho na zona rural de João Pessoa nesta quinta-feira

22/06/2022 | 14:00 | 1055

A Prefeitura de João Pessoa vai promover um café da manhã, nesta quinta-feira (23), em comemoração à quebra do milho na zona rural da cidade. A colheita é resultado de ações de fomento do trabalho no campo, executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), por meio do programa Eu Posso Semear. O evento acontecerá, a partir das 9h, no sítio Ponta de Gramame, onde também ocorrerá a venda do milho colhido.

No último mês de abril, 72 famílias atendidas pelo Eu Posso Semear receberam gratuitamente um total de 720kg de sementes para plantio, que devem resultar em cerca de 200 toneladas de milho. De acordo com o diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Flávio Vasconcelos, trata-se de uma semente de variação potiguar precoce, que possibilita a colheita em torno de 70 dias.

“Muito mais do que a doação, realizamos a limpeza e o preparo do solo, orientamos sobre o plantio, fizemos o acompanhamento técnico, até chegar a colheita”, explicou. As sementes cultivadas, além de possibilitar o cultivo em menor tempo, rendem pés de milho com suas partes verdes muito desenvolvidas. Após a quebra, elas podem ser reaproveitadas para vários fins, como ração animal.

Comemoração – O evento desta quinta-feira em Ponta de Gramame terá início com a colheita, auxiliada pela equipe do Eu Posso Semear. Na sequência, os agricultores já venderão os milhos colhidos, em estrutura montada pelo programa, no local. “Para comemorar os resultados, em plena véspera de São João, teremos música ambiente e uma mesa de comidas típicas, muitas delas produzidas pelas próprias famílias da comunidade”, acrescentou Adriano.