Microcrédito social

Prefeitura de João Pessoa entrega nesta segunda-feira certificados do ‘Eu Posso’ a empreendedores

15/08/2022 | 08:00 | 796

A Prefeitura de João Pessoa realiza, nesta segunda-feira (15), a entrega dos Certificados de Empreendedor Municipal (CEM) aos 423 proponentes que chegaram à etapa final do terceiro edital do programa de microcrédito social ‘Eu Posso’. A cerimônia, comandada pelo prefeito Cícero Lucena, acontece às 14h, no auditório da faculdade Uninassau. Com a certificação, os empreendedores garantem acesso ao recurso financeiro.

O ‘Eu Posso’ é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). Nesse terceiro edital, será destinado um montante de R$2,3 milhões em créditos para 294 empreendedores inscritos como pessoa física e outros 129 como pessoa jurídica.

Para chegar à concessão do recurso, os proponentes precisavam passar por algumas etapas obrigatórias: capacitação; apresentação do plano de negócios; análise de crédito; entrega do certificado do programa (CEM) e, finalmente, a concessão do crédito.

Conforme estabelecido no edital, o limite de crédito para pessoa física é de R$6 mil. Já para pessoa jurídica, o teto é de R$ 8 mil, para quem tinha menos de seis meses de formalização no ato da inscrição; e de R$10 mil, para quem tinha mais de seis meses.

Média – Os valores liberados, contudo, variam mediante análise financeira, score de crédito e aprovação em todas as etapas previstas no processo. Diante disso, o valor médio que será destinado a cada pessoa física ficou em R$ 4.568,03; enquanto para pessoa jurídica R$ 7.487,60. O empreendedor contemplado seguirá sendo acompanhado por uma equipe de consultores no pós-crédito.