‘Eu Posso Semear’

Prefeitura de João Pessoa e Conafer preparam rebanho bovino para receber inseminação artificial

21/08/2023 | 18:00 | 557

A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), deu início, na manhã desta segunda-feira (21), a uma ação inédita na zona rural do município. O rebanho bovino de produtores atendidos pelo programa de fomento ao empreendedorismo rural da gestão municipal, ‘Eu Posso Semear’, está sendo beneficiado por um plano de melhoramento genético. Até esta terça-feira (22), 62 vacas passarão por exame de ultrassom para indicar aptidão para receber inseminação artificial em tempo fixo (IATF).

A primeira ação da parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) da Capital com a Confederação aconteceu no mês de maio, quando 100 vacas foram vacinadas contra brucelose. “Garantimos a imunização, que também foi uma iniciativa inédita na cidade e, em contrapartida, a Conafer garantiu 600 prenhez em animais de pequenos criadores do município”, explicou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa.

E a jornada para realizar a IATF teve continuidade nesta segunda-feira, quando 42 vacas foram examinadas com ultrassom para acompanhar a taxa de prenhez. “As que não estão prenhas, receberam implante de progesterona, um estímulo hormonal para que entrem no cio. Daqui a oito dias, retiraremos o implante, aplicaremos mais hormônios e, 48h depois, faremos a inseminação”, destacou Jéssika Assis, médica veterinária da Conafer.

Genética – A gestação por meio desse processo vai resultar em animais com material genético melhor do que a prenhez natural. “Eles vão nascer com maior produtividade, tanto de leite quanto para corte. Os bezerros, por exemplo, nascem maiores, com ganho de peso mais acelerado. Já as fêmeas, produzem mais leite”, acrescentou à veterinária.

O diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Vasconcelos, frisou que as vacas estão sendo devidamente acompanhadas, atendendo todas as exigências da Vigilância Sanitária. “Estamos promovendo bem-estar a esses animais e aumentando o rebanho no município de João Pessoa de uma forma saudável e melhorada geneticamente”, falou.

Produtor – Tantas novidades estão sendo comemoradas por quem está sendo diretamente beneficiado pela ação. O produtor José Matias de Lima Gomes reside em Engenho Velho há 22 anos. Por lá, atualmente, cria oito vacas. Todas foram vacinadas contra brucelose. “Agora, todo meu rebanho está sendo examinado. Nunca tinha visto um trabalho desses acontecendo por aqui. Quando explicaram o projeto, aceitei de primeira. Daqui pra frente, se Deus quiser, tudo vai melhorar. Vamos aumentar o rebanho, a produção e os negócios”, contou.

Nesta terça-feira, os exames de ultrassom continuam, atendendo mais 20 vacas.