A Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP) é um órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, criado pela Lei 11.459/08, com a finalidade de preservar os bens materiais e imateriais, públicos e privados de interesse histórico, artístico, urbanístico, paisagístico, arquitetônico e arqueológico da capital paraibana.
Objetivos
- Coordenar, planejar, fiscalizar e supervisionar a execução e o controle das atividades relacionadas à gestão da proteção, requalificação e restauração dos bens históricos e culturais;
- Requalificar, restaurar e revitalizar os bens culturais imóveis;
- Reconhecer, classificar, cadastrar, tombar e expedir instruções normativas de natureza complementar e regulamentar para a proteção e a gestão dos bens culturais e históricos de João Pessoa;
- Firmar parcerias, convênios, acordos, compromissos e ajustes de condutas com pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, nacionais e internacionais com vistas à proteção, conservação, requalificação e restauração de bens imóveis de valores histórico, artístico, urbanístico, arquitetônico, paisagístico e arqueológico do município.