Nesta quarta-feira

Serviço de Coloproctologia do Hospital Municipal Santa Isabel realiza 1ª aula do Programa Científico 2023

31/01/2023 | 19:00 | 1374

O Serviço de Coloproctologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realiza, nesta quarta-feira (1º), a primeira reunião do ano, ocasião em que terão início às aulas do Programa Científico 2023. Nesse primeiro encontro serão discutidas as técnica e aplicações práticas do exame de manometria anorretal, procedimento realizado para avaliar pacientes com constipação ou incontinência fecal.

A aula, que acontece às 19h30, no Centro de Estudos (Ceapes) do Hospital Municipal Santa Isabel, será ministrada pela médica Shirlane Frutuoso, coordenadora do Programa de Residência de Coloproctologia da unidade hospitalar. Na ocasião, o médico Alberto Luiz Marinho, decano chefe do serviço, vai apresentar as estatísticas cirúrgicas de 2022 e propor a revisão de protocolos de rotina e dos consentimentos informados que devem ser assinados pelos pacientes antes das cirurgias.

O público alvo é formado por médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e fisioterapeutas. Além deles, todos os preceptores do Serviço de Coloproctologia do HMSI estarão presentes nessa 1ª reunião oficial.

O Serviço de Coloproctologia do HMSI é o único da especialidade em João Pessoa e é responsável pela formação de especialistas na área, uma vez que nele funciona a Residência Médica em Coloproctologia, credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).

“O serviço, com seus preceptores e residentes, oferecem aos usuários SUS atendimento ambulatorial diário, cirurgias todos os dias da semana para doenças orificiais (hemorroidas, fístulas, fissuras e condilomas), intestinais (câncer de intestino/reto, doenças inflamatórias intestinais, fechamento de colostomias/reconstrução do trânsito intestinal), entre outras. Também oferece assistência aos pacientes com IST (Infecção Sexualmente Transmissível) e portadores de colostomia”, destaca a médica Shirlane Frutuoso.

O serviço também realiza exames de colonoscopia e prepara-se para inaugurar o primeiro Núcleo de Fisiologia Anorretal da Paraíba para os usuários da rede SUS, que realizará exames de manometria anorretal computadorizada. “Este exame tem grande importância na abordagem das afecções proctológicas, sendo uma ferramenta utilizada tanto com finalidade diagnóstica quanto prognóstica e auxilia na escolha da melhor conduta terapêutica para cada caso”, ressalta a médica.

Pular para o conteúdo