Saúde mental

Pacientes participam de roda de apoio em segunda edição do projeto ‘Cuidar ICV’

04/04/2022 | 20:00 | 489

À tarde desta segunda-feira (4) foi diferente para algumas pacientes do Instituto Cândida Vargas (ICV). É que foi realizada mais uma roda de apoio dentro do projeto ‘Cuidar ICV’. O encontro aconteceu na Casa Mãe Bebê, com a temática ‘Aspectos psicológicos do puerpério’, ministrada pela psicóloga Rosa Mystica. A próxima edição será no próximo dia 18, abordando o tema ‘cuidados com o recém-nascido’.

Para Dayane Rodrigues, de 27 anos, que está com o filho internado na UTI, o projeto tem ajudado muito nesses dias que ela aguarda a melhora no quadro de saúde do seu bebê. “Essa conversa tira um peso das nossas costas, pois ficamos muito sensíveis. Espero que continue com essas rodas, que têm nos ajudado muito, ensinando muita coisa que vamos levar para a vida”, disse.

O ‘Cuidar ICV’ se propõe a ser um espaço de apoio e informação para mulheres no pós-parto, conduzidas pela equipe multiprofissional com inserção da doula, abordando os mais diversos temas a partir da pedagogia freireana, pautadas nas dimensões da educação popular, prezando pela reflexão crítica, amorosidade e o ensino-aprendizagem com base na criatividade e pela horizontalidade do saber.

Bruna Grasiele, assessora técnica do ICV, ressaltou que todo o momento foi pensando em oferecer um serviço de qualidade para cada mulher participante do projeto. “Ao fim da roda, tomamos um café juntas, trabalhadoras e usuárias. É importante esse momento, pois traz interação para todas, pois falamos sobre cotidiano, as expectativas e o nosso dia a dia. Esse momento colabora com o vínculo e a horizontalidade do cuidado”, contou.

Projeto – A roda acontecerá nas primeiras e terceiras segundas do mês, na Casa Mãe Bebê, das 14h às 16h. Serão abordados diversos temas referentes ao pós-parto. O projeto conta com a presença de especialistas convidados que contribuirão com as discussões. A participação da roda ocorrerá mediante inscrição prévia, que deverá ser realizada pelo telefone 98831-2201 para as pacientes no puerpério.

A missão desse projeto é seguir com ações durante todo o ano. Com isso, a equipe organizadora já está definindo novos ministrantes, datas e temas.

Casa Mãe Bebê – É um espaço de fundamental importância no âmbito do acolhimento pós-parto. A casa tem como objetivo acolher as puérperas que se encontram em alta hospitalar, todavia, os bebês ainda estão internados na unidade de terapia intensiva ou semi-intensiva.

Pular para o conteúdo