Atendimento humanizado
Instituto Cândida Vargas oferece pré-natal para gestantes de alto risco
13/07/2024 | 17:00 | 76
O Instituto Cândida Vargas, que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, está comprometido com a saúde materna e oferece um serviço especializado de pré-natal para gestantes de alto risco. As mulheres que necessitam desse acompanhamento chegam ao ambulatório através da Central de Regulação Municipal, sendo encaminhadas pelas unidades básicas de saúde (UBS).
Segundo a coordenadora médica do ambulatório, Alba Espínola, o objetivo do Instituto Cândida Vargas é garantir que todas as gestantes recebam o cuidado especializado e necessário durante o pré-natal. “O acompanhamento de alto risco é fundamental para identificar e tratar possíveis complicações, proporcionando segurança tanto para a mãe quanto para o bebê. Trabalhamos em estreita colaboração com as unidades básicas de saúde para assegurar que todas as gestantes tenham acesso aos nossos serviços de forma eficaz e coordenada”, disse.
As gestantes têm seu risco obstétrico classificado pelos profissionais da atenção primária antes de serem agendadas para as consultas no Instituto. Para realizar o pré-natal, é necessário apresentar a ficha de agendamento da regulação, o encaminhamento da UBS, documentos pessoais e o Cartão do SUS.
Para Letícia Tavares, o atendimento e todo o cuidado recebido pela equipe do ICV foram essenciais para esse processo tão importante em sua vida. “As consultas são bem organizadas e os médicos são muito atenciosos. É um alívio saber que estou recebendo o cuidado necessário para garantir a minha saúde e a do meu bebê. A equipe realmente se preocupa com a gente e isso faz toda a diferença”, contou.
O ambulatório é uma referência para o pré-natal de alto risco, enquanto os casos de risco habitual são acompanhados pela atenção básica de saúde, onde também são implementados os protocolos do Ministério da Saúde. “O Instituto Cândida Vargas se dedica a oferecer um atendimento humanizado e de alta qualidade para as gestantes. Estamos constantemente atualizando nossos protocolos e práticas para alinhar com as diretrizes do Ministério da Saúde, garantindo que nossos serviços estejam sempre à frente no cuidado materno”, ressaltou a coordenadora geral do ambulatório do ICV, Nathália Fialho.
O acompanhamento no Instituto Cândida Vargas é realizado por meio de consultas médicas periódicas que podem ser mensais, quinzenais ou semanais, conforme a necessidade. Além das consultas, são realizados exames complementares de acordo com os protocolos vigentes.
Para mais informações e agendamentos, as gestantes devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para o encaminhamento adequado.
-
Texto: Rômulo Teodorico
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria -
Secretarias
saude -
Tags
atendimento humanizado Central de Regulação Municipal gestantes de alto risco ICV instituto cândida vargas pré-natal saúde SMS Unidades Básicas de Saúde