Setembro Laranja

Hospital Santa Isabel realiza ações educativas voltadas para a segurança do paciente

06/09/2022 | 19:00 | 3026

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) iniciou, esta semana, uma série de ações educativas voltadas para a segurança do paciente. As atividades fazem parte da programação do ‘Setembro Laranja’, mês dedicado ao tema, cujo Dia Mundial é comemorado no dia 17.

Integram as ações, coordenadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), a utilização de recursos visuais expostos em locais estratégicos dentro do hospital, dinâmicas, jogos interativos e palestras, entre outras. A programação será realizada entre os dias 12 e 30, para reforçar, junto aos servidores e colaboradores envolvidos direta e indiretamente na assistência aos pacientes, a importância de seguir critérios para manter os internos seguros, reduzindo riscos e garantindo um cuidado de qualidade.

A enfermeira Aleqsandra Paula dos Santos, que integra o NSP, reforça que o Dia Mundial de Segurança do Paciente, 17 de setembro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O tema segurança do paciente, focado nas seis metas internacionais, será trabalhado durante todo o mês de forma mais enfática, com o objetivo de gerar maior conscientização da comunidade hospitalar para o alcance de uma assistência segura e livre de danos no hospital”, disse.

Nesta primeira semana de atividades, que ocorre de 12 a 16, serão realizadas ações referentes a primeira e segunda metas de segurança do paciente, que são a identificação do paciente e a comunicação efetiva.

Metas de segurança – Objetivando oferecer melhor assistência em um ambiente cada vez mais seguro para pacientes e profissionais de saúde, o Hospital Municipal Santa Isabel trabalha com as seis metas de segurança do paciente preconizadas mundialmente. São elas: identificação do paciente; comunicação efetiva; medicação segura, cirurgia segura; higienização das mãos/prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS); e prevenção de quedas e de lesão por pressão (LPP). “Trabalhamos diariamente as formas de promoção da segurança do paciente”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, a médica intensivista Cyntia Woitexen Campos.

Projeto RHP – Dentro da política de segurança do paciente, o Santa Isabel está participando do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), vinculado ao Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Programação:

De 12 a 16

Ações educativas sobre cirurgia Segura e Segurança Medicamentosa, terceira e quarta meta;

De 19 a 23

Ações sobre higienização das mãos, adorno zero e prevenção de IRAS;

Dia D (21)

Palestra ‘A importância do Núcleo de Segurança do Paciente no Contexto Hospitalar’;

De 26 a 30

Ações voltadas para a sexta meta, que é a prevenção de lesão por pressão (LPP) e quedas;

Dia 29

Apresentação do Painel de Indicadores do Projeto RHP/HMSI, que será feita pelo NSP.

Pular para o conteúdo