60 procedimentos
Hospital Santa Isabel atinge feito histórico com técnica inovadora na área de endoscopia
31/08/2022 | 19:30 | 1128
O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) atingiu, neste mês de agosto, a marca de 60 procedimentos de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) realizados, prática inovadora na área de endoscopia utilizada para desobstruir a via biliar de maneira muito menos invasiva.
Na semana passada, em um único dia, durante 8 horas, foram realizadas cinco CPREs de pacientes que estavam aguardando internados nos hospitais de João Pessoa. Os procedimentos foram realizados pela equipe avançada do Hospital Municipal Santa Isabel, liderada pelos médicos especialistas na área de endoscopia, Frederico Campos e Antônio Madruga, em parceria com a empresa Boston Scientific. “É um feito histórico para João Pessoa”, comemorou o cirurgião Frederico Campos.
A CPRE é um procedimento inovador, com menos risco para os pacientes, implantado este ano no Hospital Santa Isabel pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A cirurgia é indicada para o tratamento de doenças das vias biliares e é feita de maneira minimamente invasiva, sendo realizada por via endoscópica.
São beneficiados com esse procedimento pacientes que apresentam complicações do cálculo na vesícula, tenham tumores, estão com infecção grave na parte da via biliar ou na região do fígado.
“Com o novo serviço oferecido aos usuários da rede municipal, a Prefeitura de João Pessoa, sempre em busca de procedimentos inovadores e com menos risco para os pacientes, avançou no tratamento de pacientes com obstrução das vias biliares”, destaca Adriana Lobão, diretora geral do Santa Isabel.
-
Texto: Glaudenice Nunes
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria -
Secretarias
saude -
Tags
CPRE endoscopia feito histórico hospital santa isabel menos invasiva procedimento procedimento inovador saúde SMS