Nome popular – Grumixama
Nome científico – Eugenia brasiliensis Lam.
Descrição – Eu sou conhecida como Grumixama, em outras partes do Brasil sou chamada Grumixaba, minha origem é no Brasil na Mata Atlântica, Mata Atlântica costeira desde o sul da Bahia até Santa Catarina, onde chego até 10 metros de altura, tenho valor paisagístico, principalmente quando disposta em grupos, posso ser usada em reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente, visando proporcionar alimento à avifauna no paisagismo posso ser usada na arborização da vias principais com canteiros largos como também em praças, parques, calçadas largas sem fiação e grandes jardins, meus frutos alimentam a fauna local e serve para alimentação humana.
Rega diária – duas vezes por dia no primeiro mês de plantio, porém sem encharcar, depois uma vez por dia, pela manhã ou final da tarde.
Nutrição- adubação de fundo no momento do plantio, seguido de uma adubação a cada quatro meses com adubo orgânico ou químico NPK (10x10x10). No caso de adubação de cobertura colocar 20 gramas do NPK a 10 cm do caule da planta, aumentando a dose à medida que a planta vai crescendo.