São João Multicultural

XXI Paraíba Junino 2024 elege destaques das quadrilhas de todo Estado

20/06/2024 | 11:00 | 1307

A última noite do Paraíba Junino 2024, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), Liga das Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Federação das Quadrilhas Juninas da Paraíba (FequajunePB), mostrou ao público, nesta quarta-feira (19), toda a beleza, brilho e empolgação dos destaques juninos. Foram eleitos o casal de noivos, casal junino, rainha da diversidade e rainha junina.

“Foi uma noite para marcar o encerramento dos nossos festivais de quadrilhas com os desfiles das rainhas e casais juninos, casais de noivos e rainhas da diversidade. Esses casais, na verdade, marcam a identidade e a força das próprias quadrilhas juninas. Foi uma noite com um concurso mais individualizado em que pudemos observar a beleza e o comprometimento que esses casais têm com as suas quadrilhas juninas, não só de João Pessoa, mas de todo o estado da Paraíba”, avaliou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele observou que, este ano, a Fundação conseguiu realizar dois belíssimos festivais de quadrilhas juninas, dentro de um modelo estabelecido dois anos atrás, com uma estrutura muito boa. “E agora, deslocando para o Busto de Tamandaré, agregamos um valor único porque as quadrilhas juninas ganharam maior visibilidade, não apenas para João Pessoa e a Paraíba, mas para os turistas que nos visitam. Eu deixo meus agradecimentos à Federação, à Liga e a todos os profissionais envolvidos e, principalmente, aos bailarinos e bailarinas que fizeram oito noites de um belíssimo desfile”.

Resultado – Os destaques do XXI Paraíba Junino eleitos pelos jurados receberam troféus. O melhor casal junino foi da Malícia de Menina; em segundo lugar ficou a Moleka 100 Vergonha; em terceiro, a Lageiro Seco.

Na escolha do casal de noivos, os mais bem votados foram da junina Kaçulinha, em primeiro lugar; Brilha Sertão, em segundo e, em terceiro, a junina Fogueirinha.

A rainha junina melhor avaliada pelos jurados foi a Arriba Saia, seguida pela junina Macambira e, em terceiro lugar ficou a Moleka 100 Vergonha.

Já a rainha da diversidade teve como destaque principal a junina Fogueirinha. Em segundo lugar, ficou a quadrilha Paixão Nordestina. O terceiro lugar foi conquistado pela junina Pinguçada.

Público – O Paraíba Junino 2024 atraiu diversos públicos para orla do Cabo Branco. A dona de casa Janielly dos Santos Pereira aprovou o festival que terminou nesta quarta-feira (19). “Fiquei impressionada com a beleza das quadrilhas juninas. Eu acho que valeu muito a pena vir e apreciar. Tudo muito bem organizado, com muita segurança. Um show de evento”.

Na opinião do conferente Edvaldo Faustino, o festival, com um todo, foi bem melhor que nos anos anteriores. “Acho que o evento aqui na praia trouxe uma visibilidade maior, inclusive. A estrutura ficou maravilhosa e o festival está nota dez”, disse.

Alysson Rodrigues da Silva é zelador e mora na cidade de Sapé. Ele ressaltou que o evento superou suas expectativas. “Achei tudo muito lindo, mas sou suspeito para falar porque gosto muito de festa de São João. A segurança também está muito boa e deixa o público bem tranquilo”, afirmou.

A fotógrafa Mayara Alaíde Lima da Silva é fã de quadrilhas juninas e afirmou que a realização do festival é importante para manter a tradição. “É muito importante para mostrarmos, principalmente aos turistas, a cultura da nossa cidade, do nosso estado. Estou muito feliz, inclusive porque ficou bem mais acessível aqui na praia. É um evento que fomenta a nossa tradição”, pontuou.

Comerciantes – Maria Aparecida de Oliveira Machado ouviu um familiar relatando as boas vendas durante o evento e também resolveu montar um ponto de espetinhos. Ela comemorou o bom número de clientes.

“Eu acho que tem muitas opções no comércio aqui e atendem a todos os gostos. Então, acredito que todo mundo está vendendo bem e eu estou feliz por poder participar desse momento e também fazer uma renda extra”, comentou.

O comerciante Luciano Salvino da Silva destacou que o movimento foi muito bom. “Aumentou bem o volume de vendas. Eventos grandes sempre atraem clientes. Para ter uma ideia, minhas vendas dobraram e eu ainda aproveitei para dar uma olhadinha nas apresentações pelo telão”, contou.

Segurança – O Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa conta com segurança reforçada e a presença de policiais militares em todos os espaços da arena montada na praia do Cabo Branco.

Por noite, entre Guarda Municipal e Polícia Militar, são mais de 200 agentes de segurança trabalhando exclusivamente no evento, além do patrulhamento normal.

Da Polícia Militar, atuam a cavalaria, motocicletas, ciclopatrulha do Batalhão de Turismo, viaturas e policiamento a pé.

Integração – O trabalho é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública Municipal (Semusb) com a Guarda Municipal, Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros.