João Pessoa 439 anos

Wanessa Santos, Fabiana Souto e Osmídio Neto fazem alegria do público na Festa das Neves

30/07/2024 | 08:30 | 11

A Festa das Neves 2024 tem atraído um grande público ao Parque Solon de Lucena, principalmente famílias que aproveitam para se divertir com as crianças nos últimos dias de férias. Nesta segunda-feira (29), além de todas as atrações do evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), as pessoas puderam conferir os shows comandados pelos artistas Wanessa Santos, Fabiana Souto e Osmídio Neto. Nesta terça-feira (30), se apresenta o cantor Elson Júnior, e a festa segue até o domingo (4).

“É uma grande alegria para nós, da Funjope e de toda a Prefeitura, realizar mais uma Festa das Neves nesse aqui no Parque Solon de Lucena. É um modelo de sucesso, principalmente porque estamos conseguindo integrar variadas culturas, desde as culturas populares, a literatura de cordel, mas, sobretudo, no palco principal, estamos conseguindo atrair, conquistar e incluir cantores e cantoras que têm uma longa história na música de João Pessoa e da Paraíba e que nunca tinham se apresentado na Festa das Neves”, analisou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele observou que a noite de segunda-feira foi uma prova disso. “A Wanessa Santos, Osmídio Neto, Fabiana Souto são profissionais da música que têm uma longa história em João Pessoa, dão uma contribuição há 20, 30 anos à nossa cultura e nunca tiveram a oportunidade de se apresentar na Festa das Neves. Isso é muito importante para nós”, pontuou.

Marcus Alves ressaltou ainda que a Funjope abre caminhos e, com isso, consegue dar maior visibilidade aos músicos locais, o que considera fundamental. “E a Festa das Neves é um excelente ambiente para isso, um palco muito bom, muito forte, onde todos podem se apresentar de maneira tranquila, dentro de uma capacidade sonora e estrutura muito bem organizadas. Fico muito agradecido a todos, a todas as secretarias envolvidas, Polícia Militar, Governo do Estado da Paraíba, Corpo de Bombeiros, enfim, todas as instituições que nos ajudam a desenvolver essa festa”, acrescentou.

Artistas – A primeira a subir ao palco foi a cantora Wanessa Santos que cantou muito forró das antigas e também atual. “Desde pequena conheço a Festa das Neves, uma festa tradicional na nossa cidade. Tenho 24 anos de música e esta é minha primeira vez fazendo show nesse evento. Estou muito feliz”, declarou.

Em seguida, se apresentou o cantor Osmídio Neto que, além do forró das antigas, levou para o público o forró pé de serra e canções mais recentes. “Muito bom cantar pela primeira vez aqui na Festa das Neves e eu estou muito feliz por poder participar desse evento maravilhoso”, destacou.

A cantora Fabiana Souto realizou o terceiro show da noite, comemorando 30 anos de carreira com um repertório voltado ao forró das antigas, cantando grandes clássicos que o público gosta de curtir.

“O coração está a mil por hora. É sempre bom cantar na nossa terra. Cheguei aqui com 14 anos e já tenho 30 de estrada. Então, sou paraibana de coração. Cantar em João Pessoa, que é a cidade que escolhi para morar, para viver, que eu amo de paixão, é sempre uma emoção a mais. Estou muito grata e muito feliz por estar aqui na Festa das Neves nesta noite linda”, afirmou.

Público – A cada noite, o público se encanta com as atrações da Festa das Neves. A auxiliar de cozinha Denise Pessoa do Nascimento levou os dois filhos para brincar. “A festa está ótima. Ano passado eu vim e adorei. Acho que o parquinho para as crianças se divertirem é a melhor parte”, afirmou.

O frentista Thiago Genoíno foi com a esposa e as duas filhas e afirmou que é muito importante a Prefeitura realizar eventos como a Festa das Neves. “Movimenta a cidade e traz opção de diversão para quem mora aqui, principalmente para as crianças. Estou gostando muito”, afirmou.

“A festa está muito boa. Moro em João Pessoa, mas nunca tinha vindo. A programação está maravilhosa e bem animada. Nossa expectativa é aproveitar bastante”, declarou a dona de casa Josenilda Ferreira, que foi acompanhada das três filhas.

A estudante de Direito Larissa Carvalho não conhecia a Festa das Neves. “É a primeira vez que venho e está sendo uma experiência excepcional. É uma festa bem cultural. Então, é um presente para todos que moram aqui. Minha estreia na festa está sendo muito bacana. Inclusive, é um evento bastante acessível”, pontuou.

A recepcionista Yolanda de Farias Alves reuniu a família toda para participar da festa. “Chegamos cedo para pegar um bom lugar, por volta das 18h. Somos fãs dos artistas”, destacou.

Comerciantes – Quem atua no comércio, comemora a oportunidade de faturar uma renda extra durante a festividade e, de quebra, curtir todos os shows. Charllyana Cavalcante da Silva afirmou que as vendas estão boas. “O evento está movimentado e a expectativa é que o público procure bastante nossos produtos. Temos espetinho, cachorro-quente, pastéis e bebidas. Oferecemos opções diversificadas e esperamos que as pessoas aprovem e voltem”, afirmou.

Maria Aparecida da Silva também concorda que a venda de lanches e bebidas está sendo positiva. “Todo ano estou na Festa das Neves e, dependendo da atração, vem mais ou menos gente, mas nós sempre conseguimos comercializar nosso estoque e isso é importante. Agradeço pela oportunidade de poder trabalhar aqui”, disse.

Cordel – A Tenda do Cordel é uma atração à parte na Festa das Neves com declamações de cordelistas e a venda de literatura de cordel. O cordelista Merlanio Maia comemorou a oportunidade de apresentar à população tantas histórias interessantes para todas as idades.

“É muito importante ter o cordel na expressão cultural do povo que é a Festa das Neves. Obviamente, sabemos que não é muito da cultura paraibana comprar cordel, mas a resistência cultural que fazemos é justamente para que as pessoas tenham acesso”, observou.

Para ele, a parceria com a Prefeitura, através da Funjope, contribui para manter o cordel forte. “Marcar presença com essa expressão cultural nos eventos vai, aos poucos, mostrando à população que existe uma coisa delas, que podem usufruir quando quiserem. O cordel contribui para que as pessoas façam descobertas”, acrescentou.

Segurança e Saúde – A Polícia Militar atua, a cada noite, com um efetivo médio de 150 policiais a pé e motorizados.  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também mantém duas equipes, uma ambulância de suporte avançado, uma ambulância básica, mais as motolâncias de apoio.

Integração – O trabalho é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS) e Samu, Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública Municipal (Semusb) com a Guarda Municipal, Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros.

Programação – Além dos shows no Parque Solon de Lucena, a Festa das Neves terá, nos dias 2, 3 e 4, apresentações de grupos de cultura popular no palco Culturas Populares.

Outro atrativo são as exposições artísticas. A mostra ‘Senhora das Neves’ está aberta à visitação na Casa da Pólvora, com uma coletânea de 20 artistas locais, sob a curadoria de Augusto Moraes. Já no Hotel Globo, o público pode conferir a exposição ‘Por Tuas Ruas’, do artista plástico Davi Queiroz.

Além dos shows, a Festa das Neves envolve o comércio de alimentos, bebidas e a tradicional maçã do amor, além da estrutura de parques e a Monga, no entorno da Lagoa.

Confira a programação:

Palco Lagoa (a partir das 19h)

30/07 – Elson Júnior

31/07 – Felupe/ Os Neiffs / Aldair Playboy

01/08 – Padre Nilson Nunes

02/08 – Duquinha / Walkyria Santos

03/08 – Gera Almeida / Babado Novo

04/08 – Caronas do Opala / Roberta Miranda

Palco Cultura Popular (a partir das 17h)

02/08 – Grupo Raízes Parahyba / Capoeira Angola Palmares

03/08 – Boi de Reis Estrela do Norte / Barca Santa Marina

04/08 – Vó Mera e suas Netinhas / Babau Joaquim Guedes do Mestre Vavau

Praça da Independência (a partir das 16h)

05/08 – Desfile dos carros antigos

Durante todo o período do evento

  • Tenda do Cordel
  • Exposições artísticas:

Casa da Pólvora – Coletânea de artistas locais com a curadoria de Augusto Moraes, aberta à visitação diariamente até 26 de agosto, das 9h às 17h.

Hotel Globo – ‘Por Tuas Ruas’, do artista plástico Davi Queiroz, que pode ser vista de domingo a domingo, das 8h às 17h, até 12 de agosto.

Pular para o conteúdo