Reconhecimento

‘Você Prefeito nas Escolas’ é finalista do Prêmio Boas Práticas em Participação Cidadã

20/06/2024 | 14:00 | 126

O projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ da Prefeitura de João Pessoa, realizado através da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), é finalista no 18° Prêmio 2024 – ‘Boas Práticas em Participação Cidadã’, que reconhece iniciativas de participação popular, realizado anualmente pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP). A votação está aberta até 1° de julho (às 12h GMT) na plataforma ParticipateOIDP, disponível em inglês, francês e espanhol. A cerimônia de entrega da premiação e menções especiais será realizada no mês de outubro, em Valongo, Portugal.

“Nós fomos agraciados com a notícia que o nosso projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ está como finalista na premiação do Observatório Internacional da Democracia Participativa, uma rede de mais de mil cidades espalhadas pelo mundo, que premia ferramentas participativas. Nós temos e cadastramos nosso projeto para concorrer a esse prêmio e dentre 143 proposta, já estamos na final entre as 40 que estão concorrendo a essa premiação internacional”, disse o secretário de Participação Popular, Thiago Diniz.

O gestor, explicou que o ‘Você Prefeito nas Escolas’ funciona nos mesmos moldes do ciclo de plenárias populares do programa ‘Você Prefeito’, realizado, recentemente, nas regiões participativas da cidade de João Pessoa, colhendo sugestões e reivindicações da população de cada região para melhoria da cidade.  “Sendo que o ‘Você Prefeito nas Escolas’ é voltado para estimular a participação popular dos jovens estudantes, criado para incentivar a participação democrática de crianças e adolescentes para que exercitem sua cidadania participativa”.

Ele explicou, ainda, que nas escolas o programa deu um passo adiante. “No projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ os jovens podem votar em eleições reivindicativas e, também participar de uma nova fase que são as rodas de diálogo sobre temas do cotidiano do interesse deles”, detalhou. Os temas mais comuns são: cultura de paz, racismo, intolerância religiosa, protagonismo juvenil, Estatuto da Criança e do Adolescente, autoconhecimento, convivência e respeito mútuo.

O projeto “Você Prefeito nas Escolas, está concorrendo na categoria ‘Gênero e Cuidado’. “Ajude a nossa cidade a vencer mais um prêmio e vote no nosso projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’. Uma ferramenta de inclusão das nossas crianças e adolescentes através da escola, possibilitando a compreensão de que além de alunos, são cidadãos e colaboradores diretos na construção de políticas públicas que têm o objetivo de melhorar a nossa cidade”, convocou o secretário, reforçando que, a classificação do projeto no Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) vai estimular ainda mais a participação dos estudantes da rede pública municipal.

Segunda fase – No segundo semestre de 2024, será realizada a segunda fase do projeto ‘Você Prefeito nas Escolas’ com o encontro do ‘Jovem Gestor’. Segundo Thiago Diniz, dois estudantes, de cada escola que participa do projeto, serão escolhidos para vivenciar a rotina do gestor municipal, passando o dia acompanhando a rotina do prefeito da cidade de João Pessoa, vendo na prática como funciona a gestão pública.

Sobre o Prêmio – Na primeira fase, o júri avaliou e selecionou 50% dos projetos apresentados e 40 deles foram escolhidos para a fase final. Na fase final o júri analisa detalhadamente os candidatos selecionados e passa para a votação aberta. Nesta edição, a avaliação e atribuição das candidaturas foram enquadradas em cinco categorias: Construir Cidades e Territórios mais Democráticos e Pacíficos; Planejamento Urbano e Espaço Público; Gênero e Cuidado; Transição Ecológica e Meio Ambiente e Tecnologia Cívica e Inteligência Artificial.

Atualmente a votação está aberta. Para participar da votação, o público em geral deve se cadastrar na plataforma e escolher no mínimo cinco candidatos para que seu voto seja válido. A votação está aberta até 1° de julho, às 12h GMT, na Plataforma Participate OIDP, na qual estão disponíveis as 127 práticas apresentadas nas cinco categorias nesta edição, com suas respectivas fichas técnicas com tradução disponíveis em inglês, francês e espanhol.

O 18° Prêmio do IODP e as menções especiais serão entregues aos ganhadores em cerimônia dentro da programação da 23ª Conferência do Observatório “Ameaças Populistas: Construir a Resiliência Democrática com Comunidades Participativas”, que será realizada nos dias 17 a 19 de outubro, em Valongo, cidade portuguesa localizada na sub-região da Área Metropolitana do Porto, pertencendo à região do Norte e ao distrito do Porto.