Música erudita

Violinistas da Inglaterra e Rússia ministram aulas gratuitas no 7º Festival de Música Clássica

28/11/2019 | 16:17 | 1146

Os violinistas Elisabeth Perry (Inglaterra) e Mikhail Zemtsov (Rússia) ministraram na manhã desta quinta-feira (28), no Hotel Globo, no Centro histórico da capital aulas para estudantes e professores de música que estão participando do 7º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, que teve início no último domingo (24), no adro da Igreja de São Francisco.

A inglesa Elisabeth Perry desde muito jovem toca violino. Após muitos anos de dedicação ao instrumento se juntou à primeira turma de alunos da escola Yehudi Menuhin em Surrey. Com 14 anos compartilhou papéis de liderança com Lord Menuhin em um concerto do Royal Albert Hall e, em seguida, gravou o Concerto para Violino Duplo de Bach para a Teldec.

Perry atuou como solista convidada com as principais orquestras da Grã-Bretanha, incluindo a London Symphony, a Royal Philharmonic e a Philharmonia Orchestra. Continuou seus estudos na Juilliard School of Music, nas aclamadas aulas de Dorothy Delay e Oscar Shumsky. Perry ganhou um prestigiado concerto no New York Artists Guild Competition e foi convidada para tocar o segundo violino Bartok Concerto no Orchestra Hall de Chicago.

Outro violinista que esteve com os alunos na manhã desta quinta-feira (28) foi o russo Mikhail Zemtsov, que também começou cedo criança com a sua mãe a tocar violino. Anos mais tarde estudou viola e composição no Conservatório Tchaikovsky (Moscou). É solista diplomado com distinção da ABRSM (GB, B. Dinerstein), da Hochschuele für Musik em Hamburgo (Alemanha, M. Nichetianu) e do Conservatório de Maastricht (Holanda, M. Kugel). Mikhail conduziu lições e masterclasses com Lev Markiz, Juozas Domarkas, Neeme e Paavo Jarvi, Gianandrea Noseda e Daniel Raiskin. Participou de vários festivais internacionais na Europa, no Extremo Oriente e nas Américas como parceiro de música de câmara de nomes como Bella Davidovitch, Boris Berezovsky, Dmitri Sitkovetski, Sarah Chang, Janine Jansen e Julian Rachlin. É fundador do Zemtsov Viola Quartet juntamente com sua esposa Julia, seu irmão Alexander e sua filha Dana. Zemtsov é atualmente o principal violista da Orquestra Filarmônica de Haia (Residentie Orkest), cargo que ocupa desde 2001, também é professor de viola no Conservatório Real de Haia e no Conservatório de Utrecht. Ele é o maestro-chefe das cordas do Conservatório de Utrecht e da Orquestra Juvenil Concerto Grosso, em Roterdam.

As aulas do masterclass são gratuitas para músicos e ouvintes escritos no 7º Festival Internacional de Música Clássica. Evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Programação – Amanhã, sexta-feira (29), a partir das 10h, também no Hotel Globo, o violonista Alberto Johnson (Brasil) e o violonista Pablo Gimenez (Espanha). Neste mesmo dia, a partir das 14h30, no Mosteiro de São Bento, localizado na General Osório, no centro histórico a Orquestra Municipal de João Pessoa estará se apresentando com repertório popular e clássico A programação das masterclasses e dos concertos podem ser encontrados no site do Festival https://musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br/