Nesta quinta

Violinista Erich Lehninger é o convidado do programa Amigos & Histórias

26/08/2021 | 08:00 | 1307

O violinista alemão Erich Lehninger, um dos músicos de maior importância no panorama musical brasileiro, é o convidado especial da série ‘Amigos & Histórias’ desta quinta-feira (26). O programa, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), começa às 19h e pode ser acessado pelos perfis @orquestra.smjp (Instagram) e facebook.com/osmjp (Facebook).

O maestro Laércio Diniz, regente da OSMJP e responsável pelo comando da entrevista, afirmou que Erich Lehninger possui grande representatividade no movimento musical brasileiro. “Ele simplesmente transformou a escola de violino no Brasil”, ressaltou.

Lenninger deu início ao Trio Brasileiro, o grupo de câmara mais importante do país. Foi spalla de grandes orquestras na Alemanha e, conforme Diniz, conseguiu colocar alunos em várias grandes orquestras do Brasil. “É um dos melhores professores de violino que eu já vi. É realmente a grande sumidade, uma referência como artista”, descreveu o maestro, que foi aluno do músico.

Para Erich Lehninger, a música é um vírus benigno que está no sangue da família. O pai era violinista amador, a mãe tocava piano e cantava. O talento da família passou para o menino Erich, para seu filho, o maestro Marcelo Lehninger, que é brasileiro, e segue encantando outras gerações.  

O músico, cuja relação com o violino começou quando tinha apenas cinco anos de idade, conheceu o Brasil em 1970 e se mudou de vez para o país em 1974. Em João Pessoa, deu aulas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também particulares. Ele afirmou que tem boas lembranças da Capital paraibana, onde tocou várias vezes como solista da Orquestra.

“Na live, vou falar um pouco sobre minha carreira e experiência artística. Convido as pessoas para acompanharem e conhecerem um pouco do meu trabalho”, declarou. O programa vai contar com a participação especial de duas integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, as violinistas Luana Barros e Denise Amorim.

Pular para o conteúdo