Referência nacional

Violinista Ana de Oliveira é a convidada especial da série Amigos & Histórias desta quinta-feira

02/09/2021 | 09:00 | 1335

A violinista paulistana Ana Maria Ramos de Oliveira, uma das principais referências no cenário de música clássica no Brasil, é a convidada especial do ‘Amigos & Histórias’ desta quinta-feira (2). A série realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE), começa às 19h e será transmitida através do instagram @orquestra.smjp e no facebook.com/osmjp.

O maestro Laércio Diniz, o mediador da entrevista ao vivo, ponderou que Ana de Oliveira é uma das violinistas mais conhecidas do Brasil e que a live desta quinta-feira trará uma excelente bagagem de vivência e experiência através da história da artista. “Ana de Oliveira é a menina dos olhos de ouro da década de 90. Quando foi para Europa e voltou para o Brasil já era bastante conhecida. Ela esteve tocando em várias partes do mundo. Já fez concertos com Eleazar de Carvalho como solista, ganhou concursos e ensina muito bem o violino. A live desta semana traz bastante coisa boa”, afirmou.

Detentora de um currículo, no mínimo invejável, Ana de Oliveira coleciona grandes experiências profissionais em sua carreira. Graduada na classe de Rainer Kussmaul pela Escola Superior de Música em Freiburg, na Alemanha, permaneceu por nove anos no país e se apresentou em diversos outros da Europa, como Suíça, França, Polônia e Portugal.

A artista faz parte do grupo de câmara Trio Puelli, dedicado à pesquisa e registro de obras dos séculos XX e XXI, também atua como spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, bem como envereda em novas experiências profissionais como compositora e escritora.

“Essa é uma iniciativa maravilhosa em fazer esses encontros com profissionais da Orquestra e convidados. Muito importante para manter a orquestra viva e a memória musical brasileira”, declarou.

O programa também vai contar com a participação especial de dois violinistas da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa: Hermeson Praxedes e Everton Praxedes.