Cuidando da Saúde

Vigilância Sanitária realiza oficina de boas práticas na manipulação de alimentos

26/10/2018 | 16:59 | 2371

A Vigilância Sanitária ministrou nesta quinta (25) e sexta-feira (26) oficina sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Higiene dos Manipuladores para beneficiários das cozinhas comunitárias do Gervásio Maia, Taipa, Maria de Nazaré e Grotão. A capacitação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

A capacitação tem como objetivo qualificar os usuários das cozinhas comunitárias de forma que eles estejam preparados para investir em seu próprio negócio ou ser absorvido pelo mercado de trabalho, no setor de alimentos.

Eliane Navarro, gerente de Vigilância Sanitária de João Pessoa, explica que o curso é importante para que haja conhecimento técnico sobre algumas práticas de manipulação de alimentos. “É importante que os profissionais sejam capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde dos consumidores, trabalhando de forma saudável e mantendo o controle microbiológico dos alimentos”, afirmou. Após essa etapa, o curso contará ainda com módulos práticos e estágio em ambientes comerciais.

Vigilância – A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) é responsável por ações que eliminem, diminuam ou previnam riscos à saúde e que intervenham em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

As ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária são de caráter educativo (preventivo), normativo (regulamentador), fiscalizador e, em última instância, punitivo. São desenvolvidas nas esferas federal, estadual e municipal e ocorrem de forma hierarquizada.

Para informações ou denúncias, as pessoas podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária através dos telefones 0800-281-4020 e 3214-7922.