Ação educativa
Vigilância Sanitária orienta sobre a venda de alimentos e reforça fiscalização no verão e prévias de Carnaval
12/01/2024 | 14:00 | 461
A Vigilância Sanitária de João Pessoa vai intensificar as fiscalizações em estabelecimentos como bares, restaurantes e quiosques para garantir a segurança alimentar da população da Capital e turistas que visitam a cidade durante o verão e período carnavalesco. As ações têm início nesta sexta-feira (12) dentro do programa ‘Amigos da Praia’ e nas prévias de Carnaval.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Albuquerque, ações de fiscalização são executadas rotineiramente pela Vigilância Sanitária, mas este é um período em que o trabalho é reforçado. “As equipes estarão em campo não só para fiscalizar as condições em que os alimentos são preparados e comercializados, mas sobretudo para orientar os comerciantes sobre quais são as condições ideais para oferecer o alimento ao consumidor”, destacou.
Durante as ações, será distribuída a ‘‘Cartilha do Manipulador de Alimentos’, que tem como objetivo capacitar estes profissionais, visando garantir a segurança e qualidade das preparações produzidas através dos procedimentos de boas práticas de manipulação.
Na cartilha, a Vigilância Sanitária orienta aos comerciantes que é primordial manter uma boa higiene pessoal; lavar bem os alimentos, mantendo-os adequadamente refrigerados; evitar a utilização de anéis, relógios, pulseiras ou quaisquer outros acessórios; utilizar EPIs adequados; manter as bancadas sempre limpas; não utilizar utensílios sem higienização prévia; manter alimentos acondicionados em temperatura adequada conforme orientação do fabricante e manter em recipientes apropriados com tampa para proteção dos alimentos contra vetores.
Orientações ao consumidor – Por outro lado, a população também pode fazer sua parte, tomando os cuidados necessários para não consumir alimentos que possam causar danos à saúde.
A diretora de Vigilância em Saúde orienta que os consumidores devem, preliminarmente a compra, observar as condições de higiene dos estabelecimentos que comercializam alimentos, devendo sempre optar por adquirir produtos apenas de locais que garantam a segurança higiênico-sanitária dos itens comercializados.
“É recomendado que os consumidores fiquem atentos as características dos alimentos antes de realizar a compra, uma vez alterações de odor, cor, sabor, consistência e aparência podem prontamente evidenciar que ele está impróprio para consumo”, alertou Renata Albuquerque.
Em caso de constatação de não conformidades, o consumidor pode formular uma denúncia na Vigilância Sanitária de João Pessoa, através do número de telefone 3213-7545 ou por meio da Ouvidoria Setorial da Saúde, pelo número de telefone 160.
Amigos da Praia – Durante o ‘Amigos da Praia’, a Vigilância Sanitária vai realizar um trabalho educativo com foco nos trabalhadores dos quiosques. A ação segue até o dia 10 de fevereiro, sempre aos finais semana. Na programação estão as praias de Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Manaíra e Bessa.
Prévias do Carnaval – O trabalho educativo segue, também, junto aos comerciantes de alimentos que estarão presentes nas prévias do Carnaval Folia de Rua e Carnaval Tradição. A programação se estende até o dia 12 de fevereiro.
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Assessoria/ Reprodução Cartilha -
Secretarias
sms -
Tags
boas práticas de manipulação Cartilha do Manipulador de Alimentos fiscalização fiscalização de quiosques fiscalização em bares manipulação de alimentos Orientações ao consumidor preparação de alimentos programa ‘Amigos da Praia’ vigilância sanitária