Saúde na folia

Vigilância Sanitária fiscaliza mais de 110 comerciantes durante abertura oficial do Carnaval de Boa 2020

14/02/2020 | 10:43 | 1266

D R T .R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

Mantendo os cuidados com a saúde da população pessoense, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira (13), durante a abertura oficial do Carnaval de Boa 2020, uma fiscalização com os comerciantes que estão trabalhando no comércio de alimentos durante a festividade.

Durante a abertura do Carnaval de Boa, no Ponto de Cem Réis, a GVS fiscalizou 117 comerciantes, entre fornecedores de lanches (hambúrguer e salgados), bebidas, caldinhos, acarajés, espetinhos, caldo de cana e comida chinesa.

A fiscalização teve como objetivo garantir que os produtos, assim como os serviços prestados, tenham um nível de qualidade que elimine ou minimize a possibilidade de ocorrência de efeitos nocivos à saúde, provocados pelo consumo de bens e da prestação de serviços impróprios.

“Essa é uma ação de fiscalização com caráter educativo, focado na prevenção. Nosso objetivo é garantir que a população consuma alimentos que não ofereçam prejuízos à sua saúde, ou seja, que não causem adoecimento” destacou a gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, Eliane Navarro.

Um dos comerciantes que recebeu a fiscalização da Vigilância Sanitária foi Adelmo Venâncio, que veio de Campina Grande. “Eu me surpreendi com a fiscalização, pois não é sempre que a gente vê durante festas, mas achei extremamente importante esse cuidado com o consumidor principalmente e pra gente que é comerciante já que passaram várias orientações, algumas até que eu não sabia”, comentou.

As ações de fiscalização da Gerência de Vigilância Sanitária continuam em toda extensão da Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa, nos dias que desfilam os principais blocos da prévia carnavalesca Folia de Rua, como bloco Vumbora, Virgens de Tambaú, Muriçocas do Miramar, e também no Bloco do Cafuçu, que acontece no Centro.

A gerente da Vigilância Sanitária orienta que o consumidor também deve observar coisas básicas, como as condições de higiene do ambiente e do manipulador, verificando a utilização de tocas para proteger os cabelos. “Além das ações que estamos realizando é importante que a população também fique alerta e observe se quem manipula o alimento está também pegando em dinheiro ao mesmo tempo ou se tem um funcionário para cada finalidade”, alertou Eliane Navarro.

D R T .R J 15855 Ivomar Gomes Pereira.

Atendimento – Em caso de infecção por algum alimento contaminado, o usuário pode ser atendido em uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa, que atendem casos de urgência e emergência 24h por dia, todos os dias da semana. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra (UPA Oceania), Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá), Cruz das Armas (UPA Augusto Almeida Filho) e Bancários (UPA – Especialidades Dr. Luiz Lindbergh Farias).

Disque Denúncia – No caso do cliente perceber algum tipo de irregularidade em algum estabelecimento, pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária, através do Disque Denúncia pelo telefone 0800-281-4020 ou 3214-7922.

Localização – A Gerência de Vigilância Sanitária está localizada na Av. Júlia Freire, nº 783, Torre, CEP 58.040-040, João Pessoa-PB. Referência: Prédio da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa-PB, com acesso pela Avenida Epitácio Pessoa (em frente ao Hipermercado Extra).