Assistência à população

Vigilância em Saúde realiza mais de 3 mil inspeções, além de ações educativas, vacinação e licenciamentos

27/12/2022 | 14:00 | 714

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue realizando diversas ações que contribuem no cuidado com a saúde dos pessoenses. Muitas dessas atividades são realizadas pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), que fez inúmeras fiscalizações, inspeções sanitárias, licenciamentos, imunização, além do atendimento e apuração de denúncias oriundas da população de João Pessoa.

Os números das ações empreendidas pela DVS na Capital mostram uma intensa atividade. De janeiro a novembro de 2022, foram realizadas 3.258 inspeções sanitárias e emitidos 1.051 licenciamentos. Paralelo a este trabalho específico, a divisão promoveu 255 ações educativas nos mais diversos bairros e ainda atendeu 222 denúncias.

O trabalho da DVS teve um destaque especial em 2022, onde levou João Pessoa a ser a primeira capital do Brasil a atingir a meta de 95% de crianças vacinadas contra a Poliomielite. Além disso, segue realizando a imunização da população contra Covid-19 diariamente em diversos serviços da rede municipal.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Raquel Moraes, a Prefeitura desenvolveu diversos serviços represados pela pandemia de Covid-19. “Algumas das grandes ações foram a reconquista das altas coberturas vacinais relacionadas à Poliomielite, sendo a primeira capital do Brasil a atingir a meta de 95% de crianças vacinadas, a redução de áreas de risco com focos do Aedes aegypti em 500% e a meta de mais de 80 mil animais vacinados por antirrábica em apenas um dia”, revelou.

“Outro destaque foi com relação à implementação dos protocolos básicos de Segurança do Paciente em grande parte dos hospitais públicos, privados e filantrópicos da Capital. Para 2023, diversas outras ações estão sendo planejadas na expectativa de produtividade que gerem um melhor serviço à população”, concluiu Raquel Moraes.