Adoção responsável

Vigilância Ambiental e Semam promovem evento de conscientização sobre cuidados com animais

25/07/2018 | 15:45 | 1828

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram, nesta quarta (25), um evento de conscientização sobre cuidados com animais, no Ponto de Cem Réis. Por meio da campanha sobre adoção responsável de animais domésticos, 16 animais encontraram um lar para serem cuidados.

Silvaneide Rodrigues de Lima e o marido, Elio Vicente do Nascimento Júnior, foram até o evento e levaram dois cãozinhos, um filhote e uma fêmea com um ano de vida. Silvaneide preencheu o cadastro, foi informada sobre todos os procedimentos e saiu de lá satisfeita. “A intenção é você acolher aqueles animaizinhos que precisam de um lar. Nós queremos muito cuidar e dar todo carinho possível”, contou.

As equipes da Semam e do CVAZ esclareceram a população que o abandono de animais é crime federal, de acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Na última segunda-feira (23), as ações educativas foram feitas no Parque da Lagoa.

Distribuição de mudas – Equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas da Semam disponibilizaram 150 mudas de árvores nativas para doação. Janeide Oliveira da Costa aproveitou para pegar uma muda de mogno para plantá-la na praça perto de casa. “É muito importante que ocorram eventos como esses. Quem bom seria se houvesse mais ações como essas. Precisamos incentivar a preservação das nossas áreas verdes. Quero contribuir com o replantio”, afirmou Janeide.

Para adotar um animal – O interessado deve ter 18 anos, apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e participar de uma orientação sobre a posse responsável do animal com a equipe da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Esterilização Gratuita – O CVAZ realiza, por mês, de forma gratuita, 60 cirurgias de castração em gatos e cachorros. Para que a cirurgia possa ser feita, o responsável pelo animal deve se dirigir ao CVAZ, nos Bancários, na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, e fazer um cadastro, levando documento de identidade e comprovante de residência.

O cadastro é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Após o cadastro, o interessado deve comparecer ao CVAZ no último dia útil do mês, quando são distribuídas as fichas para as cirurgias. Com a ficha em mãos, é feito o agendamento  e o dono do animal sai do CVAZ com informações sobre dia e horário da cirurgia e as orientações sobre os cuidados pré-cirúrgicos.