Eu Posso Aprender

Vagas para cursos de garçom e camareira oferecidas pela Prefeitura esgotam em menos de três horas

02/03/2023 | 12:30 | 1034

As 80 vagas para os cursos de garçom e de camareira, disponibilizadas pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com o Senac, foram preenchidas em menos de três horas. As inscrições aconteceram na manhã desta quinta-feira (2). A secretaria já planeja a oferta de novas turmas para os próximos meses.

Os cursos estão sendo oferecidos dentro do conjunto de ações do programa ‘Eu Posso Aprender’, realizado pela Sedest.Do total de vagas, 40 foram para a formação de garçom, e outras 40, para a de camareira.

“São duas funções que aparecem com frequência nas demandas profissionais do nosso Painel da Empregabilidade. Nos empenhamos permanentemente na qualificação de mão de obra, sempre alinhados com as necessidades do mercado local. Ficamos muito felizes com a procura para essas formações e já estamos planejando um calendário com mais turmas”, destacou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

As inscrições aconteceram na sede da secretaria, localizada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro. Antônio Carlos dos Santos foi o primeiro a chegar por lá, a fim de garantir uma vaga no curso de garçom. “Estou desempregado há quatro meses. Trabalhava como motoboy, mas tenho experiência como garçom. Meu objetivo, agora, é me qualificar na área, e correr atrás de oportunidades. Com um certificado, ajuda bastante”, disse.

Já Ana Paula Vieira de Lima se inscreveu no curso de camareira. Após passar uma temporada trabalhando como cuidadora em São Paulo, ela retornou para João Pessoa há três meses. Desde então, tem procurado emprego. “Trabalhei em uma lavanderia, depois fui me mantendo fazendo bicos. Amo trabalhar com turismo e tenho experiência com vendas de passeios pelo litoral paraibano. Quero fazer esse curso para tentar novas oportunidades no setor”, contou.

Certificação – Também teve quem já atua no mercado, mas busca aprimorar o conhecimento e garantir um certificado. É o caso de Luciana Pereira da Silva, que há cerca de 20 anos, trabalha como garçonete. “Comecei em pizzaria, depois entrei na área de eventos. Amo atendimento ao público. Já tinha um tempo que eu queria fazer o curso de garçom. Agora, apareceu essa oportunidade e, o melhor: de graça. Eu não podia perder”, falou.

A formação de garçom tem carga total de 240 horas. Já a de camareira, tem 160 horas. As aulas serão ministradas presencialmente na Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria (ESGH), localizada na Avenida Cabo Branco, 2788, no bairro Cabo Branco. Cada formação contará com duas turmas, sendo uma das 8h às 12h, com 20 vagas; e outra, das 13h às 17h, com mais 20.