Capacitação profissional
Vagas para cursos de garçom e camareira oferecidas pela Prefeitura de João Pessoa estão esgotadas
09/03/2022 | 15:30 | 1218
As 60 vagas para os cursos de garçom e de camareira, disponibilizadas pela Prefeitura de João Pessoa por meio de parceria com o Senac, foram preenchidas em menos de três horas. As inscrições tiveram início às 9h desta quarta-feira (9), e aconteceram presencialmente na sede do Sine municipal, no Varadouro. As primeiras turmas das capacitações já terão início no próximo dia 21 de março.
Os cursos serão promovidos dentro do conjunto de ações do Eu Posso Aprender, programa realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). “Ficamos muito felizes com a procura do público. São 60 pessoas que agora vão se qualificar profissionalmente e, com o conhecimento adquirido, poderão buscar oportunidades no mercado de trabalho”, comemorou a secretária da pasta, Vaulene Rodrigues.
Ao todo, foram 60 vagas oferecidas, sendo 20 delas para o curso de garçom, e 40 para o de camareira. As atividades serão ministradas pela Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria (ESCH), na modalidade presencial, em dois turnos. Pela manhã, a partir do dia 21 de março, terá início uma turma do curso de garçom, com carga total de 240 horas; e uma de camareira, com 160 horas. Já em 18 de abril, começará a segunda turma do curso de camareira, no turno da tarde.
As aulas vão acontecer na sede da ESGH, que fica na Avenida Cabo Branco, 2788. A unidade conta com laboratórios com estrutura arquitetônica em situação real de aprendizagem, simulando os ambientes que o aluno encontrará em seu trabalho.
Capacitações – Nos últimos cinco meses de 2021, a Sedest capacitou 2.225 pessoas, através de cursos gratuitos promovidos pelo programa Eu Posso Aprender. Vaulene Rodrigues destacou que a oferta de capacitações é constante.
“Analisamos os dados do Painel da Empregabilidade para monitorar as demandas e, assim, oferecer cursos que convirjam com a necessidade do mercado local. Dessa forma, preparamos a mão de obra para aproveitar as oportunidades, o que acaba beneficiando empregadores e profissionais”, explicou.
Ainda em março, a Sedest divulgará a nova programação de cursos a serem oferecidos.