Campanha

Vacinação contra sarampo e poliomielite atinge 81% de cobertura em João Pessoa

02/09/2018 | 18:25 | 2027

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estendeu a Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo e realizou dois dias de mobilização neste final de semana, alcançando, neste domingo (2), uma cobertura vacinal de 81%. Na Campanha, 35 mil crianças receberam as doses da vacina. A meta é de imunizar 95% do total de 42,6 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem alertado a população que tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte. Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da SMS, explica que é importante que os pais compreendam qual é o papel das campanhas de vacinação e do comparecimento aos postos de saúde.

“Todas as Unidades de Saúde da Família estiveram abertas esse final de semana para garantir a assistência, além dos postos móveis e do Centro Municipal de Imunização. É um comprometimento do cuidado com a saúde das crianças que não devem ficar vulneráveis aos vírus que podem ser prevenidos com as vacinas”, disse Fernando Virgolino.

Flávia da Costa, mãe da pequena Cecília de dois anos, falou orgulhosa que mantém atualizado o cartão de vacina dos filhos, obedecendo ao esquema vacinal. “Vacinar é proteger, é cuidar. Lamentavelmente observamos nos tempos de hoje os pais que, por algum motivo não vacinam seus filhos e nos depararmos com surtos de doenças que poderiam ser prevenidas e evitadas. Acredito sim que vacinar é uma das melhores formas de proteger”, ressaltou.

Leonardo Silva, pai da pequena Bianca de 1 ano e oito meses, também foi aos postos garantir que a filha estaria imunizada. “Ela estava bem gripadinha nesse mês e eu não sabia se poderia ou não vaciná-la. Como a campanha vai somente até este domingo, resolvi trazer o cartão de vacina. Aqui, os profissionais avaliaram e indicaram quais as vacinas ela deveria tomar como parte da campanha. Agora fico menos preocupado, principalmente por saber que a cidade do Recife, no estado vizinho à Paraíba, registrou casos de sarampo”, explicou.

“Os pais não devem se preocupar quanto à administração da vacina, pois toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado a exemplo da coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola”, afirmou Fernando Virgolino.

Surto da doença – De acordo com dados do Ministério da Saúde, este ano já foram confirmados 1.428 casos de sarampo no Brasil. Os estados do Amazonas e Roraima apresentam surtos da doença, com 1.087 e 300 casos, respectivamente. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará e Pernambuco também apresentaram registros da doença. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, os últimos casos de sarampo registrados em João Pessoa foram em 2010 (53 casos) e 2013 (seis casos).

Sarampo – é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.

Poliomielite ou paralisia infantil – é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.