Cuidar da saúde
Vacina é forte aliada na prevenção de doenças e está disponível em toda rede de saúde de João Pessoa
17/07/2024 | 16:30 | 21
As vacinas são recursos importante na prevenção e erradicação diversas doenças que podem provocar a morte ou sequelas como a paralisia infantil, sarampo e a coqueluche. Profissionais de saúde de João Pessoa reforçam o alerta para a manutenção do cuidado com a caderneta de vacinação, que deve estar atualizada, principalmente das crianças menores de cinco anos de idade e idosos.
“As vacinas estimulam o corpo a se defender contra os vírus e bactérias que causam doença. Elas capacitam o sistema imunológico, proporcionando uma resposta eficaz e prevenindo doenças graves. Pais e responsáveis devem ter essa consciência preventiva e não permitir atraso no cuidado, mantendo a caderneta sempre atualizada quando possível”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Os imunizantes oferecem uma camada adicional de proteção, especialmente para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. Ao receber vacinas, esses grupos podem adquirir defesas robustas contra doenças que poderiam ser devastadoras em suas condições.
Todas as salas de vacinas da rede municipal estão preparadas para oferecer os imunizantes necessários em todas as fases da vida, desde a infância até a idade adulta. “Uma atenção especial para o calendário vacinal das gestantes e puérperas, dos idosos e crianças, onde a caderneta precisa ser avaliada pelo profissional de saúde para administrar as doses necessárias, de acordo com cada condição, indicação e faixa etária”, completou o coordenador.
Calendário de vacinação da criança – Para as crianças são contemplas as vacinas que protegem contra Tuberculose – BCG, Paralisia Infantil (VIP e VOP), Difteria, Tétano, Pertussis, Hepatite B e Haemophilusinfluenzae B – Pentavalente, Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela, Meningite e Pneumonia – Pneumocócica 10, Rotavirus Humana, Hepatite B, Hepatite A, Febre Amarela, meningocócica C, Covid- 19, Influenza, HPV (de 9 e 14 anos) e Dengue (de 10 a 14 anos).
Atualização da caderneta – Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem manter o documento de vacinação em dia. Quem está com a caderneta de vacinação desatualizada coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. É com esse alerta, que a Prefeitura de João Pessoa convoca toda a população para buscar um serviço de saúde mais próximo e colocar em dia a vacinação.
Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta vacina.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (18):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.
Policlínicas Municipais
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Centro Municipal de Imunização
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e do Calendário de Rotina
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)
Home Center Ferreira Costa
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá
Apenas as vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
-
Texto: Lílian Pedreira
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
sms -
Tags
joão pessoa Prefeitura saúde vacina vacinação