Inclusão

Usuários do Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência participam de Paralimpíadas especial

30/08/2021 | 15:34 | 1136

A semana será de recreação e muita competição para os 80 usuários atendidos pelo Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência. É que o serviço – oferecido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) – está promovendo a primeira edição das Paralimpíadas Centro Dia. O objetivo é promover a inclusão social e a valorização dos esportistas com deficiência, destacando apenas sua atuação na competição, independentemente de biótipo ou comprometimento.

A competição teve início na manhã desta segunda-feira (30) e foi inspirada nas Paralimpíadasque estão acontecendo em Tóquio. Segundo Renata Martins, coordenadora do Centro Dia, os usuários do serviço terão a oportunidade de ser atletas paraolímpicos – ao menos por esta semana. “Isso ajuda a contribuir para uma transformação paradigmática sobre as pessoas com deficiência, sendo reconhecidas como pessoas produtivas e eficientes, de acordo com as condições que a sociedade lhes oferece, assim como qualquer outro cidadão”, explicou.

As Paralimpíadas Centro Dia abrangem um circuito de atletismo – que incluem modalidades como corrida das bolinhas, dança das cadeiras, arremesso de peteca, corrida de saco, dança dos bambolês, corrida de colher, cabo de guerra, caça ao tesouro e passe a água – e jogos tradicionais, como dama e dominó. “Para que a competição não fique injusta, as provas são separadas: temos aquelas específicas para deficiências intelectuais e autismo; e para deficiências físicas”, complementou Renata.

Atletas – Alguns usuários fizeram questão de participar de diversas modalidades. Como Rodolfo Silva, que tem deficiência intelectual moderada. Ele disputou a corrida de saco, dança dos bambolês, corrida de colher e arremesso de peteca. “Não treinei. Vim fazer o que eu já sabia. E acabei ganhando três provas. Corri bastante e até suei. Foi divertido”, disse.

Já José Augusto, que tem Síndrome de Down, jogou dama, e também arremessou argolas e correu com o saco. Mas, mesmo não sendo sua modalidade preferida, foi na dança dos bambolês que ele fez história, classificando-se para a final. “O que mais gostei foi a corrida de bolinha. Treinei com a equipe do Centro Dia. Foi muito bom”, destacou.

E não foram só os homens que saíram vitoriosos no primeiro dia de disputa. Débora Vanessa, que também tem deficiência intelectual moderada, até competiu na corrida da colher, porém, foi no dominó que ela liderou tudo. “Venci seis pessoas. Nunca ganhei uma medalha nisso. Agora, que vou para a final, estou bastante animada. Quero muito vencer”, contou.

A competição – As Paralímpiadas Centro Dia estão acontecendo no ginásio poliesportivo da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) – que cedeu o espaço. Até quinta-feira, sempre durante as manhãs, as disputas seguem em fase classificatória. Os vencedores das provas em cada dia irão para a final, que acontecerá na sexta-feira (3).

Pular para o conteúdo