Nesta terça-feira

USF Verde Vida promove ação voltada ao cuidado dos pés de usuários diabéticos

11/04/2022 | 14:00 | 816

D R T .R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

A Secretaria de Saúde de João Pessoa vai promover uma ação destinada ao cuidado dos pés de usuários diabéticos. A atividade está programada para acontecer nesta terça-feira (12), a partir das 12h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Verde Vida, no Cidade Verde – Bairro das Indústrias.

A programação contará com atendimento clínico direcionado para as pessoas com diabetes, além de palestra educativa e de conscientização sobre o tema e atividade cultural com roda de capoeira.

A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde, por meio da USF Verde Vida, com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), por meio de sua Residência Médica, e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através de da Residência Multiprofissional.

Atendimento especializado – A Prefeitura de João Pessoa oferta à população um serviço especializado para o tratamento do pé diabético, dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe. No local, os pacientes passam por atendimento multiprofissional e continuado. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar primeiramente sua USF de referência, onde passará por consulta médica e será encaminhado ao atendimento especializado.

Pé diabético – O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. Entre as complicações mais comuns estão infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam nos pés.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Os principais sintomas são formigamento, perda da sensibilidade local, dores, dores, dormência, sensação de agulhadas, queimação nos pés e nas pernas, além de fraqueza nas pernas. Para prevenir, é importante examinar os pés diariamente e avisar ao médico imediatamente sobre eventuais alterações, manter os pés sempre limpos, usar alicate ou tesoura apropriados para cortar as unhas, evitar pedicure e dar preferência a podólogo, usar calçados fechados e confortáveis, entre outros cuidados.

Pular para o conteúdo