Saúde
USF Integrada Saúde e Vida realiza ação de assistência aos refugiados venezuelanos
09/07/2020 | 15:28 | 1325
Nesta sexta-feira (9), a partir das 8h30, os profissionais da Unidade de Saúde da Família Integrada “Saúde e Vida”, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizam mais uma ação de saúde e monitoramento do grupo de venezuelanos indígenas que hoje estão alojados na Escola Carmelita Pereira Gomes, localizada na Rua Arquiteto Henrique de Lácio, no Conjunto Ernani Sátiro.
Na ação serão feitos testes rápidos de HIV/Aids, hepatite e glicemia com os refugiados. Vão participar da ação agentes de saúde, enfermeiros, uma nutricionista e uma psicóloga. A diretora geral do Distrito Sanitário I, Kaligia Deininger, disse que estão alojadas no local 48 pessoas, sendo 10 homens, 19 crianças, 3 adolescentes, 9 mulheres, 4 idosos masculinos, 4 idosos feminino e nenhuma gestante.
A ação é integrada com outras secretarias da PMJP, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria de Educação (Sedec). A gerente da USF Integrada Saúde e Vida, Renatha Chaves, comentou que as ações são realizadas semanalmente no local com eles. Já foi prestado ao grupo os testes da Covid-19, assistência odontológica, entrega de kits de higiene, cestas básicas e outros serviços técnicos socioassistenciais.
O grupo faz parte de uma tribo indígena que estava em constante mudança de território, desde sua entrada no Brasil, em fevereiro deste ano. As condições em que eles foram encontrados eram insalubres e hoje estão morando em um local bem melhor, tudo está sendo muito positivo e eles continuam sendo acompanhados. “Esse é o reforço que eles precisam para conseguirem estar bem em nossa cidade”, comentou Antônio Neto, indigenista da Funai.
-
Texto: Adriana Crisanto
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
sms -
Tags
assistência saúde venezuelanos