Em Mangabeira

USF Integrada Nova Esperança realiza ação de promoção da saúde

26/04/2019 | 17:02 | 2165

D R T .R J .15855.Ivomar Gomes Pereira.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Nova Esperança completou, nesta sexta-feira (26), 12 anos de inauguração e prestação de assistência à saúde da população. Para comemorar o 12° aniversário, a unidade realizou uma grande ação de prevenção e promoção da saúde com oferta de serviços e atendimentos à comunidade.

“É uma ação em comemoração ao aniversário da Unidade, mas também em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Fazemos o evento para trazer os usuários ao serviço, com oferta de exames, assistência integral, sobretudo, com ações culturais, proporcionando mais integração e humanização junto à população desse território”, disse a Gerente Saúde da USF, Francione Libório.

Durante a atividade, a população teve acesso a serviços de saúde como atendimento médico e odontológico, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exame citológico, exame de vista, vacinação, aferição de pressão, avaliação nutricional, psicológica e fonoaudiológica, práticas integrativas de auricoloterapia, ventosa, ioga e biodança, captação de doadores para o hemocentro.

Sabendo da oferta de serviços e a convite da Agente Comunitária de Saúde, o funcionário público aposentado, Pedro Fonseca, foi até a Unidade participar dos atendimentos ofertados e garantir o cuidado. “A agente de saúde do meu território nos lembrou da ação e vim com minha esposa, verificar a pressão arterial, já assisti algumas palestras de orientações básicas com a saúde e agora vou tomar a vacina que previne contra a gripe. Com a saúde, é melhor prevenir e fazer a manutenção preventiva do que viver em estado de alerta”, disse o usuário.

Também foram ofertados serviços de limpeza de pele, corte de cabelo, esmaltação de unhas, design de sobrancelha, aula de zumba, atividades e apresentações culturais, brincadeiras voltadas às crianças e participação do ProconJPMóvel.

Unidade – A USF Nova Esperança é integrada com quatro Equipes de Saúde da Família e atende 16.000 pessoas. Para esse atendimento, trabalham mais de 60 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agente de saúde, auxiliar de serviços gerais e funcionários da parte administrativa.