Urgência e emergência

UPAs de João Pessoa realizaram mais de 213,3 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano

30/06/2023 | 12:00 | 776

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Prefeitura de João Pessoa realizaram 213.337 atendimentos no período de janeiro até junho deste ano. O número corresponde a uma média de 35,5 mil atendimentos ao mês. Entre os casos mais frequentes no primeiro semestre do ano estão as síndromes gripais, arboviroses, infecção das vias aéreas superiores, doenças crônicas e crises de ansiedade.

Ao todo, a população da Capital conta com quatro Unidades de Pronto Atendimento, localizadas nos bairros de Valentina Figueiredo, Jardim Oceania, Bancários e Cruz das Armas. Só na UPA Valentina foram registrados, neste período, 59.790 mil atendimentos; na UPA Oceania foram 54.799 mil; enquanto na UPA Bancários o número foi de 52.966 mil e 45.782 mil na UPA Cruz das Armas.

“As UPAs desempenham um papel fundamental para a assistência em saúde da população, atuando como atendimento intermediário entre as unidades básicas de saúde e as urgências e emergências hospitalares, realizando a estabilização dos pacientes acolhidos”, destacou Luis Ferreira, secretário Municipal de Saúde.

No serviço, o atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco, e não necessariamente por ordem de chegada, priorizando a gravidade dos casos, que são classificados em vermelho (emergência), amarelo (urgência), verde (urgência menor) e azul (baixa complexidade).

A pessoa deve procurar uma UPA em casos como problemas de pressão, queda com torção e muita dor, queda com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, intensa falta de ar, convulsão, dores no peito e vômito constante.