Assistência humanizada
UPAs de João Pessoa realizam 54 mil atendimentos em dois meses
28/02/2022 | 10:00 | 1343
As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa realizaram 54,6 mil atendimentos no período de 1º de janeiro até 20 de fevereiro. O número representa uma média de aproximadamente 1,1 mil atendimentos realizados, diariamente, nesses serviços de urgência e emergência. As unidades estão localizadas nos bairros Jardim Oceania, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas.
Nos dois primeiros meses deste ano, se destacam os atendimentos para pessoas com sintomas gripais, mas entre os casos recebidos com frequência nas unidades estão também pressão alta, intoxicação alimentar, infecção urinária e dor abdominal.
Do total de atendimentos realizados neste período, 14,8 mil foram na UPA Valentia; 14,1 na UPA Oceania; 13,3 mil na UPA Bancários e 12,4 mil na UPA Cruz das Armas. O atendimento nessas unidades é realizado de acordo com a classificação de risco, priorizando a gravidade dos casos, onde a ordem de chegada não determina a rapidez com que o paciente será atendido.
Atendimento humanizado – As UPAs têm buscado oferecer um atendimento mais humanizado aos seus usuários, a exemplo do projeto Humaniza, desenvolvido na UPA Oceania, que tem o objetivo de acolher o paciente desde a recepção até a assistência prestada, envolvendo toda a equipe multiprofissional.
O projeto já tem demonstrado resultados, por meio das mensagens depositadas na caixinha de elogios e sugestões da unidade, em que os pacientes têm agradecido pelo atendimento recebido. “Gostaria de relatar o quanto foi bom o atendimento na UPA, desde a recepção, os maqueiros, a assistente social, os enfermeiros e os médicos. Tudo foi muito eficiente. Agradeço a todos”, disse paciente Rosana Rolim, através de mensagem.
Da mesma forma, o paciente Eliel relata que foi muito bem atendido no serviço. “Gostaria de registrar o excelente atendimento por toda a equipe da UPA Oceania. Os profissionais são muito competentes e atenciosos. Continuem neste caminho”, elogiou.
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
atendimentos elogios Humaniza humanização saúde SUS upas