Saúde
UPA Oceania institui protocolo de sepse institucional para melhorar assistência de pacientes
20/12/2022 | 08:00 | 1113
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, situada à Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), já conta com o seu protocolo de sepse institucional. Um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é adequar e uniformizar o processo de reconhecimento e atendimento nos pacientes com suspeita de sepse grave, choque séptico, aplicando a melhor evidência científica na assistência durante o atendimento realizado na unidade.
De acordo com a direção da unidade, a iniciativa visa a criação e implementação de ferramentas para a identificação e fluxo de priorização de atendimento e tratamento precoce dos pacientes com diagnóstico de sepse, por meio da capacitação das equipes com relação a conceitos e ferramentas da Gestão da Qualidade, bem como da Segurança do Paciente e Metas Internacionais regidas pela Organização Mundial de Saúde.
“Estamos muito felizes com a concretização desse protocolo, pois sabemos que a sepse é uma das principais causas de morte no Brasil. Esse protocolo vai contribuir para a detecção precoce da sepse e início do tratamento contribuindo para o prognóstico dos nossos pacientes”, revelou Thatianny Coelho, diretora-geral da UPA Oceania.
Sepse institucional – O protocolo tem como referência as recomendações do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), e utiliza os sinais e sintomas de SIRS – Systemic inflammatory response syndrome (Síndrome da resposta inflamatória sistêmica) e de disfunção orgânica para a detecção da suspeita da sepse, que pode ser identificada por qualquer profissional de saúde.