Hábitos saudáveis

Unidades de ensino da Rede Municipal recebem kits sobre educação nutricional doados pela Abrinq

18/10/2018 | 13:44 | 1854

Professores de escolas e creches da Rede Municipal de João Pessoa receberam na manhã desta quinta-feira (18), no gabinete da secretária de Educação e Cultura da Capital (Sedec), Edilma da Costa Freire, kits de materiais de educação nutricional das mãos da líder da área de saúde da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Márcia Cristina Thomazinho.

A entrega representa a culminância da formação dada pela Abrinq, por meio de uma parceria com a Sedec, a 133 professores e 68 merendeiras. Os kits educativos são compostos por cubo tátil, kits de fantoches, jogos de alinhavos e jogos da memória para as unidades de ensino.

Na ocasião, a secretária ressaltou a importância das ações voltadas para a educação alimentar e nutricional dos estudantes da Educação Básica. “A formação de hábitos alimentares mais saudáveis terá consequências em toda a vida do indivíduo. Esse é um trabalho que a Fundação Abrinq realiza em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e conta com a participação de professores, diretores de escola, pais e da comunidade escolar”, destacou.

A entrega também representou o ‘Dia Mundial da Alimentação Saudável’, que foi comemorado na última terça-feira (16,) onde as creches trabalharam as seguintes propostas: ‘Projeto Quitandinhas’, ‘Construindo saberes na feira da frutolândia’, ‘Horta na creche: um incentivo o cultivo e consumo de alimentos saudáveis’ e ‘Plantando e colhendo’, entre outros.

Durante o processo de formação, a Abrinq também promoveu o ‘Concurso de Cozinheiras da Rede Municipal de Ensino’, no Restaurante Popular de Mangabeira. Ação fez parte do projeto de ‘Hábitos Alimentares Saudáveis’, onde um dos objetivos é prevenir a obesidade na Educação Infantil.

Hábitos Saudáveis – Segundo a coordenadora de Saúde da Fundação Abrinq, Márcia Cristina Thomazinho, iniciado em 2017, o Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis tem como objetivo melhorar a segurança alimentar e nutricional em João Pessoa, promovendo o direito à saúde para crianças de até 5 anos.

“O Projeto qualifica profissionais da saúde, cozinheiros e professores da Educação Infantil, para aplicarem e disseminarem os conhecimentos sobre a alimentação saudável e nutrição adequada para as crianças. E para sensibilizar a todos sobre a importância da boa alimentação. As famílias das crianças também serão orientadas sobre o desenvolvimento infantil, nutrição e segurança alimentar”, explicou Márcia Thomazinho.

De acordo com a professora do Centro Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Arthur Antonio Belarmino Ferreira, Maria da Conceição Sena Rodrigues, “é fundamental que o aluno encontre no ambiente escolar o direcionamento e orientação para uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, que garantirá mais qualidade de vida”.

Fundação Abrinq – É uma organização sem fins lucrativos que tem como missão, promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.